Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo fora pensado a partir de um dos capítulos do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de História da UFPB no ano de 2009, cujo título é: “Saber e medo: métodos disciplinares e punitivos na instrução na Província da Paraíba do Norte 1822-1864”. O trabalho monográfico foi fruto de dois anos de estudos desenvolvidos no projeto de Iniciação Científica - PIBIC vinculado ao CNPq, cujo plano de trabalho era: “Controle sobre o cotidiano escolar: os métodos disciplinares e punitivos na instrução pública e particular na Província da Paraíba”, que veio a ser premiado com o primeiro lugar entre os trabalhos do Centro de Humanidades, no Prêmio Jovem Pesquisador do XVI Encontro de Iniciação Científica. O projeto acima mencionado foi orientado pela Dr. Cláudia Engler Cury, professora vinculada ao PPGH/PPGE. As fontes utilizadas para este estudo são os Regulamentos Gerais da Instrução na Paraíba, que são no número de cinco - 1849 parte 1o e 2o; 1852; 1860; 1883/84; 1886. Dentre os quais o único ainda não identificado é o de 1852. Além dos Regulamentos, vão ser utilizados requerimentos, petições e mapas de freqüência coletados no Arquivo Público do Estado da Paraíba, pelo Grupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista – GHENO, vinculado ao departamento de História da UFPB. Os jornais da época, encontrados no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, também vão ser utilizados, coisa que não foi possível se realizar durante a pesquisa do PIBIC. Este artigo pode por assim dizer, ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um trabalho de dissertação que pretende apontar os aspectos disciplinares e punitivos que envolviam os sujeitos na instrução pública e particular na província da Paraíba do Norte, no qual destaco aqui, o professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleEntre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036-
dc.date.accessioned2024-08-06T13:29:26Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T13:29:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProfessores - Província da Parahyba do Norte 1822-1864pt_BR
dc.subjectPráticas docentes - Parahyba do Norte 1822-1864pt_BR
dc.subjectMétodos disciplinares - educação paraibana 1822-1864pt_BR
dc.subjectPunição - educação -Parahyba do Norte 1822-1854pt_BR
dc.subjectRegulamentos Gerais da Instrução - Paraíba 1849-1886pt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectArquivo Público do Estado da Paraíbapt_BR
dc.subjectGrupo de História da Educação no Nordeste Oitocentista - GHENOpt_BR
dc.subjectParaíba oitocentista - educaçãopt_BR
dc.subjectProfissão docente - paraíba oitocentistapt_BR
dc.subjectMagistério - Província da Paraíba - 1849-1886pt_BR
dc.subjectHistória do Magistério - Província da Paraíba - 1849-1886pt_BR
dc.subjectInstrução pública - Paraíba oitocentistapt_BR
dc.subjectCastigos - ministrado por professorespt_BR
dc.subjectLentes - professores - Paraíba 1822-1864pt_BR
dc.subjectPalmatória - Paraíba 1822-1864pt_BR
dc.subjectPráticas punitivas - professores - 1822-1864 - Paraíbapt_BR
dc.subjectInvestimento em educação - Paraíba oitocentistapt_BR
dc.subjectTeachers - Province of Parahyba do Norte 1822-1864pt_BR
dc.subjectTeaching practices - Parahyba do Norte 1822-1864pt_BR
dc.subjectDisciplinary methods - education in Paraíba 1822-1864pt_BR
dc.subjectPunishment - education - Parahyba do Norte 1822-1854pt_BR
dc.subjectGeneral Regulations of Instruction - Paraíba 1849-1886pt_BR
dc.subjectHistory of Educationpt_BR
dc.subjectPublic Archives of the State of Paraíbapt_BR
dc.subjectGroup of History of Education in the 19th Century Northeast - GHENOpt_BR
dc.subject19th Century Paraíba - educationpt_BR
dc.subjectTeaching profession - 19th Century Paraíbapt_BR
dc.subjectTeaching - Province of Paraíba - 1849-1886pt_BR
dc.subjectHistory of Teaching - Province of Paraíba - 1849-1886pt_BR
dc.subjectPublic education - 19th Century Paraíbapt_BR
dc.subjectPunishments - administered by teacherspt_BR
dc.subjectLens - teachers - Paraíba 1822-1864pt_BR
dc.subjectPalmating - Paraíba 1822-1864pt_BR
dc.subjectPunitive practices - teachers - 1822-1864 - Paraíbapt_BR
dc.subjectInvestment in education - 19th century Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMIRANDA, Itacyara Viana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween ups and downs: the difficult path of being a teacher in the nineteenth century.pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Itacyara Viana. Entre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 20: Sociedade e Cultura no Século XIX - O Nordeste em Perspectiva. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37036pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 20: Sociedade e Cultura no Século XIX - O Nordeste em Perspectiva.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENTRE TRANCOS E BARRANCOS - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST20 2010.pdfEntre trancos e barrancos: a difícil trajetória de ser professor no oitocentos. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST20 2010116.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.