Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059
Title: Conteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente.
Other Titles: Contents of the PNLD 2008 integrated history textbook: a mapping of concepts related to the history of the present time.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Carla Karinne Santana.
Keywords: Livros didáticos de História integrada - PNLD;Análise de livros didáticos - História;História do tempo presente;Mapeamento de conceitos - livros didáticos de História integrada;História integrada - livros didáticos;Ensino fundamental - livros didáticos de História;Integrated History Textbooks - PNLD;Textbook Analysis - History;History of the Present Time;Concept Mapping - Integrated History Textbooks;Integrated History - Textbooks;Elementary Education - History Textbooks
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Carla Karinne Santana. Conteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho percebemos o livro didático como transmissor de conhecimentos, que pode fornecer indícios sobre o que é ensinado na disciplina escolar história. Diante disso, o nosso objetivo é identificar o conteúdo conceitual, da história do tempo presente, no livro didático de história integrada do ensino fundamental dos anos finais que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD2. A motivação para tal pesquisa encontra-se na importância dos conceitos como elemento básico do Ensino de História, na medida em que é através deles que o conhecimento histórico escolar é apresentado. Ele possibilita ao aluno a construção de seu próprio sistema conceitual, à compreensão a História, além de fornecer os subsídios que tornam o mundo inteligível (cf. EYSENCK e KEANE, 2007: 287). Holien Bezerra (2008) confirma tal idéia ao argumentar que os alunos que concluem a Educação Básica necessitam dos conceitos apresentados em sua formação histórica para os ajudarem na sua ação como cidadãos. (cf. BEZERRA: 2008:41). O estudo do conteúdo conceitual foi realizado a partir do levantamento de teses e conceitos. Dessa forma, as questões norteadoras para realização deste trabalho foram: o livro didático de história incorpora a História do Tempo Presente? Sob quais conceitos e teses a história do tempo presente é anunciada? Os conceitos sobre História do Tempo Presente anunciados pelos autores do livro didático no manual do professor são concretizados nos capítulos do livro? Em termos de conceitos e teses de HTP, que semelhanças e diferenças podem ser detectadas entre as coleções de história integrada, história convencional e história temática? Para responder a tais questões, fazemos uso das categorias de mapa conceitual e conceito. Mapa conceitual tem a função de “representar um conjunto de conceitos relacionados de maneira significativa que pode auxiliar tanto no ensino, quanto na aprendizagem de conceitos” na definição de dos psicólogos cognitivistas. (cf. MARTÍN, 2004:61). Conceitos, por sua vez, “são representações mentais de classes de objetos ou outras entidades”. Neste sentido, os conceitos são imprescindíveis a vida, pois eles nos ajudam a entender o que está acontecendo ao nosso redor.” (EYSENCK E KEANE, 2007:287).
Keywords: Livros didáticos de História integrada - PNLD
Análise de livros didáticos - História
História do tempo presente
Mapeamento de conceitos - livros didáticos de História integrada
História integrada - livros didáticos
Ensino fundamental - livros didáticos de História
Integrated History Textbooks - PNLD
Textbook Analysis - History
History of the Present Time
Concept Mapping - Integrated History Textbooks
Integrated History - Textbooks
Elementary Education - History Textbooks
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059
Appears in Collections:Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA INTEGRADA DO PNLD 2008 - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST17 2010.pdfConteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST17 2010722.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.