Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste trabalho percebemos o livro didático como transmissor de conhecimentos, que pode fornecer indícios sobre o que é ensinado na disciplina escolar história. Diante disso, o nosso objetivo é identificar o conteúdo conceitual, da história do tempo presente, no livro didático de história integrada do ensino fundamental dos anos finais que faz parte do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD2. A motivação para tal pesquisa encontra-se na importância dos conceitos como elemento básico do Ensino de História, na medida em que é através deles que o conhecimento histórico escolar é apresentado. Ele possibilita ao aluno a construção de seu próprio sistema conceitual, à compreensão a História, além de fornecer os subsídios que tornam o mundo inteligível (cf. EYSENCK e KEANE, 2007: 287). Holien Bezerra (2008) confirma tal idéia ao argumentar que os alunos que concluem a Educação Básica necessitam dos conceitos apresentados em sua formação histórica para os ajudarem na sua ação como cidadãos. (cf. BEZERRA: 2008:41). O estudo do conteúdo conceitual foi realizado a partir do levantamento de teses e conceitos. Dessa forma, as questões norteadoras para realização deste trabalho foram: o livro didático de história incorpora a História do Tempo Presente? Sob quais conceitos e teses a história do tempo presente é anunciada? Os conceitos sobre História do Tempo Presente anunciados pelos autores do livro didático no manual do professor são concretizados nos capítulos do livro? Em termos de conceitos e teses de HTP, que semelhanças e diferenças podem ser detectadas entre as coleções de história integrada, história convencional e história temática? Para responder a tais questões, fazemos uso das categorias de mapa conceitual e conceito. Mapa conceitual tem a função de “representar um conjunto de conceitos relacionados de maneira significativa que pode auxiliar tanto no ensino, quanto na aprendizagem de conceitos” na definição de dos psicólogos cognitivistas. (cf. MARTÍN, 2004:61). Conceitos, por sua vez, “são representações mentais de classes de objetos ou outras entidades”. Neste sentido, os conceitos são imprescindíveis a vida, pois eles nos ajudam a entender o que está acontecendo ao nosso redor.” (EYSENCK E KEANE, 2007:287).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleConteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059-
dc.date.accessioned2024-08-06T16:13:36Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T16:13:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivros didáticos de História integrada - PNLDpt_BR
dc.subjectAnálise de livros didáticos - Históriapt_BR
dc.subjectHistória do tempo presentept_BR
dc.subjectMapeamento de conceitos - livros didáticos de História integradapt_BR
dc.subjectHistória integrada - livros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectIntegrated History Textbooks - PNLDpt_BR
dc.subjectTextbook Analysis - Historypt_BR
dc.subjectHistory of the Present Timept_BR
dc.subjectConcept Mapping - Integrated History Textbookspt_BR
dc.subjectIntegrated History - Textbookspt_BR
dc.subjectElementary Education - History Textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Carla Karinne Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContents of the PNLD 2008 integrated history textbook: a mapping of concepts related to the history of the present time.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Carla Karinne Santana. Conteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37059pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTEÚDOS DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA INTEGRADA DO PNLD 2008 - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST17 2010.pdfConteúdos do livro didático de história integrada do PNLD 2008: um mapeamento dos conceitos relativos à história do tempo presente. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST17 2010722.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.