Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
Title: Pensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa.
Other Titles: Thinking about teaching: a profile of the History professional in the state public school system of João Pessoa.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos .Furtado
BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de.
Keywords: Ensino escolar de História - João Pessoa - PB;Ensino de História - João Pessoa - PB;Rede de ensino pública estadual - João Pessoa - PB;Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPB;PROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPB;History School Teaching - João Pessoa - PB;History Teaching - João Pessoa - PB;State Public Education Network - João Pessoa - PB;Bachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPB;PROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPB
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos Furtado; BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Pensando o ensino: um perfil do Profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo apontar algumas reflexões resultantes das atividades de desenvolvimento de uma pesquisa de Prolicen no ano de 2009, que tem como preocupação saber como se encontra o ensino escolar de História, considerando as renovações nas historiografias internacional e nacional na segunda metade do século XX. Para tal empreitada, seguimos os seguintes passos: 1. revisitamos os resultados de uma pesquisa também desenvolvida em um Projeto de pesquisa no mesmo Programa e que foi executado nos anos de 1994/95, partindo de uma iniciativa de professores das Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado do Departamento de Metodologia da Educação da UFPB, no qual, em estudos teórico-metodológicos e na efetivação de uma pesquisa de campo, procurou-se mapear elementos importantes do ensino de história na rede pública de João Pessoa; 2. empreendemos novas leituras para a firmar fundamentação teórica do projeto e, também, de trabalhos sobre metodologia da pesquisa; 3. realizamos uma pesquisa empírica nas escolas públicas que foram contempladas no projeto de 1994/95, que abordassem as mesmas questões, somadas às novas contribuições historiográficas e pedagógicas surgidas no decorrer dos 15 anos que separam as duas pesquisas.
Keywords: Ensino escolar de História - João Pessoa - PB
Ensino de História - João Pessoa - PB
Rede de ensino pública estadual - João Pessoa - PB
Programa de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPB
PROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPB
History School Teaching - João Pessoa - PB
History Teaching - João Pessoa - PB
State Public Education Network - João Pessoa - PB
Bachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPB
PROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
Appears in Collections:Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENSANDO O ENSINO UM PERFIL DO PROFISSIONAL - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST17 2010.pdfPensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST17 2010276.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.