Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo apontar algumas reflexões resultantes das atividades de desenvolvimento de uma pesquisa de Prolicen no ano de 2009, que tem como preocupação saber como se encontra o ensino escolar de História, considerando as renovações nas historiografias internacional e nacional na segunda metade do século XX. Para tal empreitada, seguimos os seguintes passos: 1. revisitamos os resultados de uma pesquisa também desenvolvida em um Projeto de pesquisa no mesmo Programa e que foi executado nos anos de 1994/95, partindo de uma iniciativa de professores das Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado do Departamento de Metodologia da Educação da UFPB, no qual, em estudos teórico-metodológicos e na efetivação de uma pesquisa de campo, procurou-se mapear elementos importantes do ensino de história na rede pública de João Pessoa; 2. empreendemos novas leituras para a firmar fundamentação teórica do projeto e, também, de trabalhos sobre metodologia da pesquisa; 3. realizamos uma pesquisa empírica nas escolas públicas que foram contempladas no projeto de 1994/95, que abordassem as mesmas questões, somadas às novas contribuições historiográficas e pedagógicas surgidas no decorrer dos 15 anos que separam as duas pesquisas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titlePensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063-
dc.date.accessioned2024-08-06T16:23:55Z-
dc.date.available2024-08-06-
dc.date.available2024-08-06T16:23:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino escolar de História - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectEnsino de História - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectRede de ensino pública estadual - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectPrograma de Bolsas de Licenciatura - PROLICEN - UFPBpt_BR
dc.subjectPROLICEN - Programa de Bolsas de Licenciatura - UFPBpt_BR
dc.subjectHistory School Teaching - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectHistory Teaching - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectState Public Education Network - João Pessoa - PBpt_BR
dc.subjectBachelor's Degree Scholarship Program - PROLICEN - UFPBpt_BR
dc.subjectPROLICEN - Bachelor's Degree Scholarship Program - UFPBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos .Furtado-
dc.creatorBRITO, Sylvia Brandão Ramalho de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThinking about teaching: a profile of the History professional in the state public school system of João Pessoa.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Fabiolla Stella Maris de Lemos Furtado; BRITO, Sylvia Brandão Ramalho de. Pensando o ensino: um perfil do Profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37063pt_BR
Appears in Collections:Simpósio Temático 17: História da Educação e do Ensino de História na Paraíba.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PENSANDO O ENSINO UM PERFIL DO PROFISSIONAL - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB ST17 2010.pdfPensando o ensino: um perfil do profissional de História da rede pública estadual de João Pessoa. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB ST17 2010276.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.