Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098
Title: Você já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba.
Other Titles: You already passed by me, and didn't even look at me: The use of advertising elements on facades in the Historic Center of Campina Grande, Paraíba.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Beatriz Souza dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ANJOS, Kainara Lira dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: QUEIROZ, Marcus Vinícius Dantas de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CRISPIM, Breno Vieira.
Keywords: Arquitetura;Patrimônio Histórico – Preservação;Paisagem Urbana;Publicidade;Normativa;Preservação;Urbanismo;Architecture;Historical Heritage – Preservation;Urban Landscape;Advertising;Regulations;Preservation;Urban Planning;Campina Grande - PB - Centro Histórico
Issue Date: 1-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Beatriz Souza dos. Você já passou por mim, e nem olhou pra mim: O uso de elementos publicitários em fachadas do Centro Histórico de Campina Grande, Paraíba. 2022. 150 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098
???metadata.dc.description.resumo???: Os centros comerciais brasileiros evidenciam cada vez mais o uso de unidades constituintes da paisagem urbana como elementos publicitários. A situação é ainda mais agravante em centralidades histórico-comerciais, tal qual o caso de Campina Grande, na Paraíba. O presente trabalho tem como objeto de estudo fachadas das ruas Marquês do Herval, Ve - nâncio Neiva e Maciel Pinheiro. O objetivo é analisar a situa - ção atual das fachadas históricas, em relação aos parâmetros normativos publicitários vigentes, visando a compreensão da atual relação entre publicidade e preservação do patrimônio edificado. Quanto à metodologia de pesquisa, iniciou-se por revisão bibliográfica, compreendendo conceitos do campo da conservação e restauro, qualidade visual, e entendimento da normatização da publicidade como estratégia de preser - vação do patrimônio edificado. Em seguida, foram realizados resgates temporais acerca da formação histórica e espacial do núcleo central de Campina Grande, levantando norma - tivas em vigência que assegurem a proteção do patrimônio na área, especialmente no que diz respeito às intervenções publicitárias. Por fim, realizou-se Fichas de Identificação e Caracterização de Bens, resultando em um diagnóstico ur - bano acerca das fachadas quanto à situação de regularidade de elementos publicitários, estado de conservação e grau de modificação. Os resultados levaram à proposição de re - comendações gerais e estratégias que possam minimizar a degradação patrimonial, especialmente no que diz respeito à intervenções publicitárias discriminadas.
Abstract: Brazilian commercial centers increasingly showcase the use of urban landscape constituent units as advertising elements. The situation is even more aggravating in historical-commer - cial centers, such as the case of Campina Grande, in Paraíba. The present work has as its object of study the facades of Marquês do Herval, Venâncio Neiva and Maciel Pinheiro streets. The objective is to analyze the current situation of historical facades, in relation to the current advertising nor - mative parameters, aiming to understand the current rela - tionship between advertising and preservation of the built heritage. As for the research methodology, it started with a bibliographic review, including concepts in the field of con - servation and restoration, visual quality, and understanding of the regulation of advertising as a strategy for preserving the historical heritage. Then, temporal rescues were carried out about the historical and spatial formation of the central nucleus of Campina Grande, eliciting regulations in force that ensure the protection of heritage in the area, especially with regard to advertising interventions. Finally, Identification and Characterization Sheets of Goods were carried out, resulting in an urban diagnosis about the facades regarding the regula - rity of advertising elements, state of conservation and degree of modification. The results led to the proposition of general guidelines and strategies that can minimize heritage degra - dation, especially with regard to discriminated advertising interventions.
Keywords: Arquitetura
Patrimônio Histórico – Preservação
Paisagem Urbana
Publicidade
Normativa
Preservação
Urbanismo
Architecture
Historical Heritage – Preservation
Urban Landscape
Advertising
Regulations
Preservation
Urban Planning
Campina Grande - PB - Centro Histórico
???metadata.dc.subject.cnpq???: Arquitetura e Urbanismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37098
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ SOUZA DOS SANTOS-MONOGRAFIA-CTRN-ARQUITETURA E URBANISMO (2022).pdf44.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.