Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148
Title: Controle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000).
Other Titles: Social control and empowerment: a study on the Municipal Education Council of João Pessoa (1990-2000).
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Gabriela Limeira de.
Keywords: Controle social;Conselho Municipal de Educação - João Pessoa - PB;Educação - João Pessoa - PB - 1990-2000;Empoderamento;Poder local - João Pessoa - PB;Social control;Municipal Education Council - João Pessoa - PB;Education - João Pessoa - PB - 1990-2000;Empowerment;Local government - João Pessoa - PB
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Gabriela Limeira de. Controle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000). In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo pretende divulgar os resultados preliminares da pesquisa sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa vinculada ao Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica – PIVIC/CNPq/UFPB. Essa pesquisa faz parte do Grupo de Pesquisa em História e Regionalização – GRUPHIR, com ênfase na Cidade e no Poder Local. A pesquisa tem o objetivo de caracterizar o Conselho Municipal de Educação – CME, destacando suas especificidades e comparando-o com outras experiências brasileiras. Neste artigo, iniciaremos uma análise acerca do Conselho Municipal de Educação de João Pessoa, contextualizando-o com as discussões de âmbito nacional, apontando suas principais características, tendo como destaque a visão dos conselheiros. Escolhemos estudar o Conselho Municipal de Educação dada a importância que a área educacional tem ocupado no desenvolvimento social do século XXI. O atual discurso relacionado à educação perpassa a questão do ensino/aprendizagem, focandose, também, em espaços de socialização e prestação de serviços públicos municipais (GOHN, 2001). Nossa pesquisa pretende buscar na singularidade do CME, elementos de constatação relevantes que contribuam para a formulação de resultados específicos que a história generalizante não consegue abarcar. Numa perspectiva de história local e regional o estudo de realidades particulares é necessário para a ampliação do horizonte do historiador. Por isso, a nossa finalidade é contribuir para o avanço das discussões no Nordeste, identificando especificidades no objeto que é o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa.
Keywords: Controle social
Conselho Municipal de Educação - João Pessoa - PB
Educação - João Pessoa - PB - 1990-2000
Empoderamento
Poder local - João Pessoa - PB
Social control
Municipal Education Council - João Pessoa - PB
Education - João Pessoa - PB - 1990-2000
Empowerment
Local government - João Pessoa - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37148
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Pôsteres

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTROLE SOCIAL E EMPODERAMENTO - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB 2010.pdfControle social e empoderamento: um estudo sobre o Conselho Municipal de Educação de João Pessoa (1990-2000). - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB 2010117.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.