Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste artigo buscamos apresentar algumas reflexões apontadas na pesquisa PROPESQ e PIBIC-UEPB ainda em andamento. O objetivo de tal pesquisa é identificar o repertório musical dos alunos do ensino médio, para a partir daí pensarmos na música como documento, recurso metodológico e artefato lúdico, para o ensino de história, considerando, desta forma, a cultura musical dos estudantes. Neste sentido, algumas atividades já foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Juventude, Música e História.”, todavia, relataremos apenas a fase preliminar deste estudo realizado durante o período de maio a dezembro de 2009, com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada em Guarabira. Posteriormente, analisamos, brevemente, o movimento de legitimação do gênero forró eletrônico, surgido entre 1990 e 2010, uma vez que, este estilo musical está muito presente nas falas dos estudantes entrevistados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue14pt_BR
dc.titleCantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149-
dc.date.accessioned2024-08-07T19:22:55Z-
dc.date.available2024-08-07-
dc.date.available2024-08-07T19:22:55Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMúsica e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectForró eletrônico e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectRecurso didático - forró eletrônicopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCultura musical - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PBpt_BR
dc.subjectMusic and History teachingpt_BR
dc.subjectElectronic forró and History teachingpt_BR
dc.subjectTeaching resource - electronic forrópt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectMusical culture - elementary schoolpt_BR
dc.subjectProfessor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Lucilvana Ferreira.-
dc.creatorNUNES, Mariângela de Vasconcelos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSinging and producing historical knowledge: electronic forró as a language for History classes.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de história. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Pôsteres

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CANTANDO E PRODUZINDO CONHECIMENTO HISTÓRICO - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB 2010.pdfCantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB 2010122.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.