Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149
Title: Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História.
Other Titles: Singing and producing historical knowledge: electronic forró as a language for History classes.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Lucilvana Ferreira.
NUNES, Mariângela de Vasconcelos.
Keywords: Música e ensino de História;Forró eletrônico e ensino de História;Recurso didático - forró eletrônico;Ensino de História;Cultura musical - ensino fundamental;Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB;Music and History teaching;Electronic forró and History teaching;Teaching resource - electronic forró;History teaching;Musical culture - elementary school;Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Lucilvana Ferreira; NUNES, Mariângela de Vasconcelos. Cantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de história. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149
???metadata.dc.description.resumo???: Neste artigo buscamos apresentar algumas reflexões apontadas na pesquisa PROPESQ e PIBIC-UEPB ainda em andamento. O objetivo de tal pesquisa é identificar o repertório musical dos alunos do ensino médio, para a partir daí pensarmos na música como documento, recurso metodológico e artefato lúdico, para o ensino de história, considerando, desta forma, a cultura musical dos estudantes. Neste sentido, algumas atividades já foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisa “Juventude, Música e História.”, todavia, relataremos apenas a fase preliminar deste estudo realizado durante o período de maio a dezembro de 2009, com alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, situada em Guarabira. Posteriormente, analisamos, brevemente, o movimento de legitimação do gênero forró eletrônico, surgido entre 1990 e 2010, uma vez que, este estilo musical está muito presente nas falas dos estudantes entrevistados.
Keywords: Música e ensino de História
Forró eletrônico e ensino de História
Recurso didático - forró eletrônico
Ensino de História
Cultura musical - ensino fundamental
Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho - Guarabira - PB
Music and History teaching
Electronic forró and History teaching
Teaching resource - electronic forró
History teaching
Musical culture - elementary school
Professor José Soares de Carvalho State School - Guarabira - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37149
Appears in Collections:Trabalhos Apresentados em Pôsteres

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CANTANDO E PRODUZINDO CONHECIMENTO HISTÓRICO - ANAIS XIV ENCONTRO EST. DE HISTÓRIA DA ANPUHPB 2010.pdfCantando e produzindo conhecimento histórico: o forró eletrônico como linguagem para as aulas de História. - Anais XIV Encontro Est. de História da ANPUHPB 2010122.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.