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Title: Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica.
Other Titles: On the streets, in the terreiros and in the classroom: the valorization of Afro-Brazilian intangible heritage in the context of basic education.
???metadata.dc.creator???: ALEIXO, Ramon de Alcântara.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Cultura afro-brasileira;Patrimônio imaterial;Educação patrimonial afro-brasileira;Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB;Lei 10.639 - Campina Grande - PB;Currículo escolar - temática afro-brasileira;Observação participante;Afro-Brazilian culture;Intangible heritage;Afro-Brazilian heritage education;Analysis of daily school life - Campina Grande - PB;Law 10.639 - Campina Grande - PB;School curriculum - Afro-Brazilian themes;Participant observation
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALEIXO, Ramon de Alcântara; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Nas ruas, nos terreiros e na sala de aula: a valorização do patrimônio imaterial afro-brasileiro no âmbito da educação básica. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo consiste na análise acerca das representações, bem como da (s) inserção (ões) das discussões patrimoniais culturais afro-brasileiras no âmbito curricular da educação básica, mais especificamente o ensino médio; tendo em vista a busca por uma prática educativa equânime e significativa, onde os sujeitos educativos possam sentir-se inclusos e contemplados nos saberes-fazeres tecidos nos espaços-tempos escolares. Partindo desse pressuposto, nos lançamos à análise dos cotidianos escolares em uma dada escola da cidade de Campina Grande, como forma de observar a inserção (ou não) da Lei 10.639 que torna obrigatória a inclusão da temática afro-brasileira e africana no âmbito educacional. Para tal, nos aportamos na utilização da metodologia da observação participante, objetivando compreender como se entretecem tais discussões nos cotidianos que permeiam as práticas educativas da instituição escolar privilegiada para nossas análises. Através das falas dos sujeitos sociais que lhes legitimam a existência e seu saber-fazer cotidiano, observamos a precariedade no que versa a inserção da temática patrimonial afro-brasileira e africana no âmbito educacional básico (ensino médio), suscitando, assim, um alargamento do conceito de cultura (s) e patrimônio que possa açambarcar as discussões suscitadas no bojo das exigências tangentes a uma prática educativa significativa, inclusa e intercultural.
Keywords: Cultura afro-brasileira
Patrimônio imaterial
Educação patrimonial afro-brasileira
Análise do cotidiano escolar - Campina Grande - PB
Lei 10.639 - Campina Grande - PB
Currículo escolar - temática afro-brasileira
Observação participante
Afro-Brazilian culture
Intangible heritage
Afro-Brazilian heritage education
Analysis of daily school life - Campina Grande - PB
Law 10.639 - Campina Grande - PB
School curriculum - Afro-Brazilian themes
Participant observation
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37170
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