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Title: O espaço escolar no território prisional: a Escola Paulo Freire e a educação de sujeitos privados de liberdade no Complexo Penitenciário do Serrotão.
Other Titles: The school space in the prison territory: the Paulo Freire School and the education of subjects deprived of liberty in the Serrotão Penitentiary Complex.
???metadata.dc.creator???: XAVIER, Mirella Torres da Costa .
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DINIZ, Lincoln da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Crisólogo Vieira de.
Keywords: Educação Prisional;Espaço Escolar - Sistema Penitenciário Brasileiro;Direitos Humanos;Sujeitos Privados de Liberdade - Direitos a Educação;Prison Education;School Space - Brazilian Penitentiary System;Human Rights;Individuals Deprived of Liberty - Rights to Education
Issue Date: 22-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: XAVIER, Mirella Torres da Costa. O espaço escolar no território prisional: a Escola Paulo Freire e a educação de sujeitos privados de liberdade no Complexo Penitenciário do Serrotão. 2024. 107 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação prisional é um componente crucial na busca pela ressocialização de indivíduos que cumprem penas no sistema carcerário. O processo educacional desempenha um papel essencial na redução da reincidência criminal, no desenvolvimento de habilidades e, na promoção da dignidade e dos direitos humanos dos sujeitos privados de liberdade, além de ser uma obrigação do Estado na concessão desse direito a todos esses sujeitos. Referência em educação prisional no Brasil, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, localizada no Complexo Prisional do Serrotão, na cidade de Campina Grande, no Agreste Paraibano, é responsável por ofertar ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos 3 EJA, no interior do Complexo Prisional do Serrotão, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A presente pesquisa tem por objetivo principal analisar como se dá a dinâmica da Escola Paulo Freire, enquanto espaço educacional inserido em um território prisional, que ao passo que inclui, também exclui no que concerne ao número limitado de vagas em decorrência do tamanho da sua infraestrutura e dos recursos humanos e materiais disponíveis, assim como a fragilidade das políticas públicas de educação e de administração penitenciária, no Brasil. O trabalho apresenta por metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, como também a aplicação de questionários aplicados aos docentes e discentes da escola, dando a pesquisa, além do qualitativo, também o caráter quantitativo. Os resultados dessa pesquisa almejam propor um entendimento mais minucioso da problemática, ao passo em que busca enaltecer a educação, destacando a sua importância na redução da criminalidade e, na promoção da ressocialização e no respeito aos direitos humanos.
Abstract: Prison education is a crucial component in the search for the resocialization of individuals serving sentences in the prison system. The educational process plays an essential role in reducing criminal recidivism, developing skills and promoting the dignity and human rights of subjects deprived of liberty, in addition to being an obligation of the State in granting this right to all these subjects. A referencia in prison education in Brazil, the Paulo Freire State School of Elementary and Secondary Education, located in the Serrotão Prison Complex, in the city of Campina Grande, in Agreste Paraibano, is responsible for offering education, in the Youth and Adult Education modality 3 EJA, inside the Serrotão Prison Complex, in the city of Campina Grande, Paraíba. The main objective of this research is to analyze the dynamics of Escola Paulo Freire, as an educational space inserted in a prison territory, which, while it includes, also excludes with regard to the limited number of places due to the size of its infrastructure and available human and material resources, as well as the fragility of public education and prison administration policies in Brazil. The work presents bibliographic and documentary research as a methodology, as well as the application of questionnaires applied to teachers and students at the school, giving the research, in addition to the qualitative, also the quantitative character.The results of this research aim to propose a more detailed understanding of the problem, whilst seeking to praise education, highlighting its importance in reducing crime and, in promoting resocialization and respect for human rights.
Keywords: Educação Prisional
Espaço Escolar - Sistema Penitenciário Brasileiro
Direitos Humanos
Sujeitos Privados de Liberdade - Direitos a Educação
Prison Education
School Space - Brazilian Penitentiary System
Human Rights
Individuals Deprived of Liberty - Rights to Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37183
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

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