Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTorres da Costa Xavier, Mirella.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121925815675788pt_BR
dc.contributor.advisor1DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1IDDI LORENZO, I. D. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8568846210132439pt_BR
dc.contributor.referee1DINIZ, Lincoln da Silva.
dc.contributor.referee1IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661738814291410pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Crisólogo Vieira de.
dc.contributor.referee2IDSOUZA, C. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7654679842422697pt_BR
dc.description.resumoA educação prisional é um componente crucial na busca pela ressocialização de indivíduos que cumprem penas no sistema carcerário. O processo educacional desempenha um papel essencial na redução da reincidência criminal, no desenvolvimento de habilidades e, na promoção da dignidade e dos direitos humanos dos sujeitos privados de liberdade, além de ser uma obrigação do Estado na concessão desse direito a todos esses sujeitos. Referência em educação prisional no Brasil, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Paulo Freire, localizada no Complexo Prisional do Serrotão, na cidade de Campina Grande, no Agreste Paraibano, é responsável por ofertar ensino, na modalidade Educação de Jovens e Adultos 3 EJA, no interior do Complexo Prisional do Serrotão, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A presente pesquisa tem por objetivo principal analisar como se dá a dinâmica da Escola Paulo Freire, enquanto espaço educacional inserido em um território prisional, que ao passo que inclui, também exclui no que concerne ao número limitado de vagas em decorrência do tamanho da sua infraestrutura e dos recursos humanos e materiais disponíveis, assim como a fragilidade das políticas públicas de educação e de administração penitenciária, no Brasil. O trabalho apresenta por metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, como também a aplicação de questionários aplicados aos docentes e discentes da escola, dando a pesquisa, além do qualitativo, também o caráter quantitativo. Os resultados dessa pesquisa almejam propor um entendimento mais minucioso da problemática, ao passo em que busca enaltecer a educação, destacando a sua importância na redução da criminalidade e, na promoção da ressocialização e no respeito aos direitos humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO espaço escolar no território prisional: a Escola Paulo Freire e a educação de sujeitos privados de liberdade no Complexo Penitenciário do Serrotão.pt_BR
dc.date.issued2024-05-22
dc.description.abstractPrison education is a crucial component in the search for the resocialization of individuals serving sentences in the prison system. The educational process plays an essential role in reducing criminal recidivism, developing skills and promoting the dignity and human rights of subjects deprived of liberty, in addition to being an obligation of the State in granting this right to all these subjects. A referencia in prison education in Brazil, the Paulo Freire State School of Elementary and Secondary Education, located in the Serrotão Prison Complex, in the city of Campina Grande, in Agreste Paraibano, is responsible for offering education, in the Youth and Adult Education modality 3 EJA, inside the Serrotão Prison Complex, in the city of Campina Grande, Paraíba. The main objective of this research is to analyze the dynamics of Escola Paulo Freire, as an educational space inserted in a prison territory, which, while it includes, also excludes with regard to the limited number of places due to the size of its infrastructure and available human and material resources, as well as the fragility of public education and prison administration policies in Brazil. The work presents bibliographic and documentary research as a methodology, as well as the application of questionnaires applied to teachers and students at the school, giving the research, in addition to the qualitative, also the quantitative character.The results of this research aim to propose a more detailed understanding of the problem, whilst seeking to praise education, highlighting its importance in reducing crime and, in promoting resocialization and respect for human rights.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37183
dc.date.accessioned2024-08-08T13:15:14Z
dc.date.available2024-08-08
dc.date.available2024-08-08T13:15:14Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Prisionalpt_BR
dc.subjectEspaço Escolar - Sistema Penitenciário Brasileiropt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectSujeitos Privados de Liberdade - Direitos a Educaçãopt_BR
dc.subjectPrison Educationpt_BR
dc.subjectSchool Space - Brazilian Penitentiary Systempt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectIndividuals Deprived of Liberty - Rights to Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorXAVIER, Mirella Torres da Costa .
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe school space in the prison territory: the Paulo Freire School and the education of subjects deprived of liberty in the Serrotão Penitentiary Complex.pt_BR
dc.identifier.citationXAVIER, Mirella Torres da Costa. O espaço escolar no território prisional: a Escola Paulo Freire e a educação de sujeitos privados de liberdade no Complexo Penitenciário do Serrotão. 2024. 107 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRELLA TORRES DA COSTA XAVIER-MONOGRAFIA-CH-GEOGRAFIA (2024).pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.