Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
Title: LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.
Other Titles: LerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges.
???metadata.dc.creator???: BARROS, Marcelo Alves de.
ANDRADE, Valéria.
Keywords: Teatro e educação básica;Dramaturgia;Leitura performática;Desafios sociais - educação;Jogos de leituras;Ações sociais - leitura;Educação tutorial;Jogos de realidade alternada;LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada;Theater and basic education;Dramaturgy;Performance reading;Social challenges - education;Reading games;Social actions - reading;Tutorial education;Alternate reality games;LerAtos - Serious alternate reality games
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
???metadata.dc.description.resumo???: Os desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais.
Keywords: Teatro e educação básica
Dramaturgia
Leitura performática
Desafios sociais - educação
Jogos de leituras
Ações sociais - leitura
Educação tutorial
Jogos de realidade alternada
LerAtos - Jogos sérios de realidade alternada
Theater and basic education
Dramaturgy
Performance reading
Social challenges - education
Reading games
Social actions - reading
Tutorial education
Alternate reality games
LerAtos - Serious alternate reality games
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LERATOS - JOGOS SÉRIOS DE LEITURA PERFORMÁTICA - CAP. DE LIVRO CDSA 2017..pdfLerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. - Cap. de Livro CDSA 20178.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.