Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs desafios sociais da atualidade tais como doenças endêmicas causadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti (zika, chikungunya, dengue febre amarela), crises hídricas, violência contra a mulher, preconceitos de gênero, etc., normalmente têm sido enfrentados por agentes de governo e cientistas com pouca participação efetiva da população e das escolas nos espaços onde as batalhas são travadas com o apoio dos recursos públicos e dos saberes dos cientistas: nas comunidades. Estes dois poderes da sociedade (conhecimento e ação social) deveriam ser ditos e exercidos (lidos e reescritos) pela população nas comunidades, de forma contextualizada e proativa, explorando seu interesse coletivo na solução do problema e suas potências socioculturais e, sobretudo, seu tamanho numérico em relação ao tamanho das equipes de agentes públicos e de cientistas. Como a capacidade de leitura e de escrita é a base de qualquer processo educacional dirigido ao empoderamento de pessoas e comunidades contra estes problemas, busca-se uma abordagem educacional que conecte as práticas de leitura e escrita na escola com a vivência diária dos estudantes nestes espaços sociais, levando-os a contribuir com uma solução para os problemas. Infelizmente, em muitos países, esta capacidade de leitura está enfraquecida. Os dados para 2015 da pesquisa do Programme for International Students Assessment (PISA), concluiu que 20% dos estudantes de idade média de 15 anos não atingem os índices mínimos de capacidade de leitura nos países da OECD (Organisation for Economie Cooperation and Development). Isto inclui o Brasil. É necessário empoderar o aluno para desenvolver habilidades de leitura criativa e para realizar ações impactantes dela decorrentes em um contexto de um desafio social, explorando suas potencialidades e suas características socioculturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196-
dc.date.accessioned2024-08-08T17:40:29Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T17:40:29Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectTeatro e educação básicapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectLeitura performáticapt_BR
dc.subjectDesafios sociais - educaçãopt_BR
dc.subjectJogos de leituraspt_BR
dc.subjectAções sociais - leiturapt_BR
dc.subjectEducação tutorialpt_BR
dc.subjectJogos de realidade alternadapt_BR
dc.subjectLerAtos - Jogos sérios de realidade alternadapt_BR
dc.subjectTheater and basic educationpt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.subjectPerformance readingpt_BR
dc.subjectSocial challenges - educationpt_BR
dc.subjectReading gamespt_BR
dc.subjectSocial actions - readingpt_BR
dc.subjectTutorial educationpt_BR
dc.subjectAlternate reality gamespt_BR
dc.subjectLerAtos - Serious alternate reality gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Marcelo Alves de.-
dc.creatorANDRADE, Valéria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLerAtos: serious performance reading games in alternate reality to engage the population and schools in social challenges.pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Marcelo Alves de; ANDRADE, Valéria. LerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. In: ALVES, Lourdes Kaminski; MIRANDA, Célia Arns de (organizadoras). Teatro e ensino: estratégias de leitura do texto dramático v.1. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2017. (GT Dramaturgia e Teatro da ANPOLL; Coleção Caderno Temático). ISBN: 978-85-7993-442-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37196pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LERATOS - JOGOS SÉRIOS DE LEITURA PERFORMÁTICA - CAP. DE LIVRO CDSA 2017..pdfLerAtos: jogos sérios de leitura performática em realidade alternada para engajar população e escolas em desafios sociais. - Cap. de Livro CDSA 20178.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.