Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228
Title: Autoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também.
Other Titles: Female authorship and text written for the stage: editing is necessary, reading is also necessary.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Valéria.
GOMES, André Luís
Keywords: Autoria feminina - teatro;Dramaturgia feminina;Mulheres dramaturgas;Dramaturgia e mulheres;Dramaturgia - autoria feminina;Teatro - texto escrito - mulheres;Não lugar - autoria feminina - teatro;Teatro brasileiro - autoria feminina;Escritoras - teatro;Autoras de teatro;Maria Ribeiro - Dramaturga;Dramaturgia brasileira;Female authorship - theater;Female dramaturgy;Women playwrights;Dramaturgy and women;Dramaturgy - female authorship;Theater - written text - women;Não lugar - female authorship - theater;Brazilian theater - female authorship;Women writers - theater;Theater authors;Maria Ribeiro - Playwright;Brazilian dramaturgy
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Valéria. Autoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. In: GOMES, André Luís (organizador). Leio Teatro: dramaturgia brasileira contemporânea, leitura e publicação. São Paulo: Horizonte, 2010. ISBN: 978-85-99279-21-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228
???metadata.dc.description.resumo???: Não há qualquer novidade em se afirmar que no Brasil o texto escrito para teatro ocupa, desde os tempos coloniais, um lugar menor no cânone literário. Em se tratando da autoria feminina, pode-se até falar de um não lugar, em razão do qual a existência desse texto se constrói numa espécie de clandestinidade, da qual só começa a emergir bem recentemente — já no final da década de 1960, mais precisamente em 1969. Nesse ano, público e crítica da cidade de São Paulo são surpreendidos com o surgimento de um número pro- porcionalmente grande de escritoras, marcando presença no campo autoral do teatro (VIN CENZO , 1992). Essa eclosão de autoras de teatro na segunda metade do século X X consolidava um espaço que já vinha ganhando força desde o final da década de 1930, com vários nomes surgidos em diferentes pontos do país, tais como Maria Jacintha, Clò Prado, Rachel de Queiroz e Edy Lima, dando sequência, na verdade, ao processo de formação dessa tradição de autoria feminina, deflagrada - como se sabe, muito restritamente - ainda na segunda metade do século XIX , no Rio de Janeiro, com a produção de Maria Ribeiro (ANDRADE, 2008a).
Keywords: Autoria feminina - teatro
Dramaturgia feminina
Mulheres dramaturgas
Dramaturgia e mulheres
Dramaturgia - autoria feminina
Teatro - texto escrito - mulheres
Não lugar - autoria feminina - teatro
Teatro brasileiro - autoria feminina
Escritoras - teatro
Autoras de teatro
Maria Ribeiro - Dramaturga
Dramaturgia brasileira
Female authorship - theater
Female dramaturgy
Women playwrights
Dramaturgy and women
Dramaturgy - female authorship
Theater - written text - women
Não lugar - female authorship - theater
Brazilian theater - female authorship
Women writers - theater
Theater authors
Maria Ribeiro - Playwright
Brazilian dramaturgy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUTORIA FEMININA E O TEXTO ESCRITO PARA O PALCO - CAP. DE LIVRO CDSA 2010..pdfAutoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. - Cap. de Livro CDSA 20103.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.