Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNão há qualquer novidade em se afirmar que no Brasil o texto escrito para teatro ocupa, desde os tempos coloniais, um lugar menor no cânone literário. Em se tratando da autoria feminina, pode-se até falar de um não lugar, em razão do qual a existência desse texto se constrói numa espécie de clandestinidade, da qual só começa a emergir bem recentemente — já no final da década de 1960, mais precisamente em 1969. Nesse ano, público e crítica da cidade de São Paulo são surpreendidos com o surgimento de um número pro- porcionalmente grande de escritoras, marcando presença no campo autoral do teatro (VIN CENZO , 1992). Essa eclosão de autoras de teatro na segunda metade do século X X consolidava um espaço que já vinha ganhando força desde o final da década de 1930, com vários nomes surgidos em diferentes pontos do país, tais como Maria Jacintha, Clò Prado, Rachel de Queiroz e Edy Lima, dando sequência, na verdade, ao processo de formação dessa tradição de autoria feminina, deflagrada - como se sabe, muito restritamente - ainda na segunda metade do século XIX , no Rio de Janeiro, com a produção de Maria Ribeiro (ANDRADE, 2008a).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.titleAutoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228-
dc.date.accessioned2024-08-08T23:10:23Z-
dc.date.available2024-08-08-
dc.date.available2024-08-08T23:10:23Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectAutoria feminina - teatropt_BR
dc.subjectDramaturgia femininapt_BR
dc.subjectMulheres dramaturgaspt_BR
dc.subjectDramaturgia e mulherespt_BR
dc.subjectDramaturgia - autoria femininapt_BR
dc.subjectTeatro - texto escrito - mulherespt_BR
dc.subjectNão lugar - autoria feminina - teatropt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro - autoria femininapt_BR
dc.subjectEscritoras - teatropt_BR
dc.subjectAutoras de teatropt_BR
dc.subjectMaria Ribeiro - Dramaturgapt_BR
dc.subjectDramaturgia brasileirapt_BR
dc.subjectFemale authorship - theaterpt_BR
dc.subjectFemale dramaturgypt_BR
dc.subjectWomen playwrightspt_BR
dc.subjectDramaturgy and womenpt_BR
dc.subjectDramaturgy - female authorshippt_BR
dc.subjectTheater - written text - womenpt_BR
dc.subjectNão lugar - female authorship - theaterpt_BR
dc.subjectBrazilian theater - female authorshippt_BR
dc.subjectWomen writers - theaterpt_BR
dc.subjectTheater authorspt_BR
dc.subjectMaria Ribeiro - Playwrightpt_BR
dc.subjectBrazilian dramaturgypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Valéria.-
dc.creatorGOMES, André Luís-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFemale authorship and text written for the stage: editing is necessary, reading is also necessary.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Valéria. Autoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. In: GOMES, André Luís (organizador). Leio Teatro: dramaturgia brasileira contemporânea, leitura e publicação. São Paulo: Horizonte, 2010. ISBN: 978-85-99279-21-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37228pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUTORIA FEMININA E O TEXTO ESCRITO PARA O PALCO - CAP. DE LIVRO CDSA 2010..pdfAutoria feminina e o texto escrito para o palco: editar é preciso, ler também. - Cap. de Livro CDSA 20103.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.