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dc.creator.IDDURACK, F.pt_BR
dc.contributor.advisor1TASET, Idelso Espinosa.
dc.contributor.advisor1IDTASET, I. E.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2636005288639730pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Lorena Gois de Lima.
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE, L. G. L.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017793000827253pt_BR
dc.contributor.referee2CÂMELO, Ákyla Mayara Araújo.
dc.contributor.referee2IDCÂMELO, Á. M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843606575277435pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação tinha o objetivo de identificar, analisar e descrever a transferência negativa na interlíngua oral e escrita de um aprendiz, do ensino médio, de ELE de uma escola privada brasileira, situada em Campina Grande-PB. A fundamentação teórica do estudo está integrada pelos conceitos de interlíngua (Corder, 1991), Nemser (1971/1991) y Selinker (1972), e um estado da questão com resenha dos trabalhos publicados no Brasil sobre o tema. Em função do referido objetivo, desenhou-se um estudo qualitativo. Os dados recolheram-se de uma produção oral que se gravou em áudio e se transcreveu, além de um texto escrito produzido pelo sujeito participante. Os resultados mostraram que a aprendiz possui mais dificuldade ao comunicar-se oralmente, e que os erros que mais se repetem na produção escrita, são os lexicais e gramaticais, enquanto que, na produção oral, são os fonéticos- fonológicos e os lexicais. Os resultados nos levaram a refletir que apesar do avanço dos estudos e o melhoramento das metodologias aplicadas no âmbito de ensino/ aprendizagem de ELE, ainda há necessidade de que se ponham a serviço do aprendiz de ELE ferramentas/ insumos para que tenha melhor acesso aos elementos da língua, tantos os lexicais e gramaticais, como os pragmáticos, morfossintáticos e fonéticos-fonológicos. Assim poderá alcançar um nível maior na língua, passando do conhecimento até a aquisição da língua, de fato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleAnálisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña.pt_BR
dc.date.issued2024-05-16
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235
dc.date.accessioned2024-08-09T16:05:32Z
dc.date.available2024-08-09
dc.date.available2024-08-09T16:05:32Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectInterlínguapt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectProdução oralpt_BR
dc.subjectAnálisis de errorespt_BR
dc.subjectInterlenguapt_BR
dc.subjectProducción escritapt_BR
dc.subjectProducción Oralpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDURACK, Franciellen.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the oral and written interlanguage of an apprentice of the media school in a private Brazilian school.pt_BR
dc.identifier.citationDURACK, Franciellen. Análisis de la interlengua oral y escrita de un aprendiz de ele de la enseãnza media en una escuela privada brasileña. 36 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Espanhola) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37235pt_BR
dc.description.resumenEsta investigación tenía el objetivo de identificar, analizar y describir la transferencia negativa en interlengua oral y escrita de un aprendiz, de la enseñanza media de ELE de una escuela privada brasileña, ubicada en Campina Grande-PB. La fundamentación teórica del estudio está integrada por los conceptos de Interlengua (Corder, 1991), Nemser (1971/1991) y Selinker (1972), y un estado de la cuestión con reseña de los trabajos publicados en Brasil sobre el tema. En función del referido objetivo, se diseñó un estudio cualitativo. Los datos se recogieron de una producción oral que se grabó en audio y se transcribió, además de un texto escrito producido por el sujeto participante. Los resultados mostraran que la aprendiz posee más dificultad al comunicarse oralmente, y que los errores que más se repiten en la producción escrita, son los lexicales y gramaticales mientras que, en la producción oral, son los fonéticos-fonológicos y los lexicales. Los resultados nos llevaron a reflexionar que a pesar del avance de los estudios y el mejoramiento de las metodologías aplicadas en el ámbito de enseñanza/ aprendizaje de ELE, todavía hay necesidad de que se pongan al servicio del aprendiz de ELE herramientas/ insumos para que tenga mejor acceso a los elementos de la lengua, tanto los lexicales y gramaticales como los pragmáticos, morfosintácticos y fonéticos-fonológicos. Así podrá acceder a un nivel mayor en la lengua, pasando del conocimiento hacia la adquisición de la lengua, de hecho.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola - CH

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