Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
Title: Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro.
Other Titles: Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Valéria.
BARROS, Marcelo Alves de.
ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Keywords: Mito de Inês de Castro;Inês de Castro;Inês&Nós - jogo;Leiautores;Formação de professores leiautores;Leitura performativa gamificada;Gamificação;Dramaturgia;Myth of Inês de Castro;Inês&Nós - game;Leiautores teacher training;Gamified performative reading;Gamification;Dramaturgy;Gamified reading - dramaturgy
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
???metadata.dc.description.resumo???: Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021).
Keywords: Mito de Inês de Castro
Inês de Castro
Inês&Nós - jogo
Leiautores
Formação de professores leiautores
Leitura performativa gamificada
Gamificação
Dramaturgia
Myth of Inês de Castro
Inês&Nós - game
Leiautores teacher training
Gamified performative reading
Gamification
Dramaturgy
Gamified reading - dramaturgy
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INÊS & NÓS - LEITURA PERFORMATIVA GAMIFICADA - CAP. DE LIVRO CDSA 2022..pdfInês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. - Cap. de Livro CDSA 20227.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.