Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237
Title: | Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. |
Other Titles: | Inês&Nós: gamified performative reading, training of reading teachers and the myth of Inês de Castro. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Valéria. BARROS, Marcelo Alves de. ALMEIDA, Leandro de Sousa. |
Keywords: | Mito de Inês de Castro;Inês de Castro;Inês&Nós - jogo;Leiautores;Formação de professores leiautores;Leitura performativa gamificada;Gamificação;Dramaturgia;Myth of Inês de Castro;Inês&Nós - game;Leiautores teacher training;Gamified performative reading;Gamification;Dramaturgy;Gamified reading - dramaturgy |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Valéria; BARROS, Marcelo Alves de; ALMEIDA, Leandro de Sousa. Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. In: FLORY, Alexandre Villibor; MATSUNAGA, Priscila (organização). Teatro e Política. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2022. ISBN: 978-85-7993-876-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este capítulo apresenta uma breve revisitação histórica e prática de relações existentes entre leitura performativa e política, por meio de uma partida do jogo Inês&Nós, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba, no ano de 2020, como uma experiência leitora gamificada, destinada especificamente à formação de professoras/es leiautoras/es1 (ALMEIDA, 2021). A finalidade primeira da experiência foi promover a liberdade e a responsabilidade dos atos falados das/os professoras/es participantes, voltados especialmente à abertura de novos rumos possíveis do/no mundo, em particular no que se refere a relações afetivas entre pares amorosos inspirados na figura mítico-histórica de Inês de Castro, tendo se desenvolvido, nesse sentido, como desdobramento dos resultados de estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Avançados sobre a Utopia da Facilidade de Letras da Universidade do Porto (ANDRADE, 2021). |
Keywords: | Mito de Inês de Castro Inês de Castro Inês&Nós - jogo Leiautores Formação de professores leiautores Leitura performativa gamificada Gamificação Dramaturgia Myth of Inês de Castro Inês&Nós - game Leiautores teacher training Gamified performative reading Gamification Dramaturgy Gamified reading - dramaturgy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37237 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INÊS & NÓS - LEITURA PERFORMATIVA GAMIFICADA - CAP. DE LIVRO CDSA 2022..pdf | Inês&Nós: leitura performativa gamificada, formação de professores leiautores e o mito de Inês de Castro. - Cap. de Livro CDSA 2022 | 7.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.