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Title: Avaliação funcional de pavimento flexível de tráfego médio através do índice de gravidade global - IGG.
Other Titles: Functional assessment of medium traffic flexible pavement using the global gravity index - IGG.
Evaluación funcional de pavimento flexible de tránsito medio mediante el índice de gravedad global - IGG.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Vinícius Lima da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: GUEDES, Leonardo Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Manoel Leandro Araújo e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Arthur Nóbrega de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FELIPE, Adla Jamilly Vieira.
Keywords: Pavimentação;Tráfego;Análise;Defeitos;Rodovias;Paving;Traffic;Analysis;Defects;Highways;Pavimentación;Tráfico;Análisis;Defectos;Carreteras
Issue Date: 2-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Vinícius Lima da. Avaliação funcional de pavimento flexível de tráfego médio através do índice de gravidade global - IGG. 2024. 75 fl. Relatório de Estágio (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37241
???metadata.dc.description.resumo???: A avaliação funcional do pavimento é fundamental para garantir que as rodovias atendam aos padrões de qualidade exigidos por norma, promovendo assim a segurança e conforto ao usuário, além de eficiência ao sistema viário. No entanto, quando não há os requisitos desejáveis no pavimento, pode iniciar o processo de degradação do pavimento por meio de patologias, fazendo-se necessária a realização de métodos avaliativos, para posteriormente eventuais manutenções na via. Desta forma, o trabalho teve como objetivo conduzir uma avaliação funcional pelo método do Índice de Gravidade Global (IGG) em um pavimento flexível, situado no complexo Aluízio Campos, em Campina Grande - PB, visando detectar eventuais falhas na superfície, além de caracterizar o pavimento quanto à sua qualidade de uso de acordo com os conceitos normatizados pelo DNIT. A pesquisa se caracterizou de ordem qualitativa e quantitativa. A metodologia envolveu uma contagem volumétrica de tráfego solicitante ao pavimento. Em seguida, foram identificadas as patologias surgidas na via, além do levantamento de dados para a realização do método do IGG. Com a finalização da análise, a rodovia foi classificada de acordo com o conceito de conforto e segurança aos usuários. A contagem volumétrica de tráfego mostrou que foi possível o entendimento das causas de cada defeito detectado. A identificação de cada defeito foi necessária para poder ponderar sua relevância no grau de degradação do pavimento. Com o fim da aplicação do método, foi observado que o pavimento possui um conceito “Ruim” quanto ao conforto e segurança dos motoristas, em virtude da gravidade dos defeitos encontrados. De acordo com o conceito apresentado é importante que posteriormente se faça um estudo mais completo, além de restaurações ao longo da rodovia a fim de melhorá-la diante ao presente conceito em que esta ocupa.
Abstract: The functional assessment of the pavement is essential to ensure that highways meet the quality standards required by law, thus promoting safety and comfort for the user, as well as efficiency for the road system. However, when the desired requirements are not met on the pavement, the process of pavement degradation through pathologies can begin, making it necessary to carry out evaluation methods for subsequent maintenance on the road. Thus, the work aimed to conduct a functional assessment using the Global Gravity Index (IGG) method on a flexible pavement, located in the Aluízio Campos complex, in Campina Grande - PB, aiming to detect possible surface flaws, in addition to characterizing the pavement regarding its quality of use by the concepts standardized by DNIT. The research was qualitative and quantitative. The methodology involved a volumetric count of traffic requesting the pavement. Then, the pathologies that appeared on the road were identified, in addition to collecting data to carry out the IGG method. With the completion of the analysis, the highway was classified according to the concept of comfort and safety for users. The volumetric traffic count showed that it was possible to understand the causes of each detected defect. The identification of each defect was necessary to be able to consider its relevance in the degree of pavement degradation. At the end of the application of the method, it was observed that the pavement has a “Poor” rating regarding the comfort and safety of drivers, due to the severity of the defects found. According to the concept presented, a more complete study must be carried out later, in addition to restorations along the highway to improve it compared to the current concept in which it occupies.
???metadata.dc.description.resumen???: La evaluación funcional del pavimento es esencial para garantizar que las carreteras cumplan con los estándares de calidad exigidos por la ley, promoviendo así la seguridad y comodidad al usuario, además de la eficiencia en el sistema vial. Sin embargo, cuando no existen requisitos condiciones deseables en el pavimento, pueden comenzar el proceso de degradación del pavimento a través patologías, siendo necesario realizar métodos de evaluación, para posteriormente posible mantenimiento de la vía. De esta manera, el trabajo tuvo como objetivo realizar una Evaluación funcional mediante el método del Índice de Gravedad Global (IGG) en un pavimento. flexible, ubicado en el complejo Aluízio Campos, en Campina Grande - PB, con el objetivo de detectar posibles defectos superficiales, además de caracterizar el pavimento en cuanto a su calidad de uso de acuerdo con los conceptos estandarizados por el DNIT. La investigación se caracterizó por cualitativo y cuantitativo. La metodología implicó un conteo volumétrico de tráfico. solicitando el pavimento. Luego, se identificaron las patologías aparecidas en el camino, además de recolección de datos para llevar a cabo el método IGG. Al finalizar el análisis, La carretera fue clasificada según el concepto de comodidad y seguridad para los usuarios. EL El recuento volumétrico del tráfico mostró que era posible entender las causas de cada defecto detectado. La identificación de cada defecto fue necesaria para poder considerar su relevancia en el grado de degradación del pavimento. Al finalizar la aplicación del método, se observó que el pavimento tiene un concepto “Pobre” en cuanto al confort y seguridad de los conductores, debido a la gravedad de los defectos encontrados. Según el concepto presentado, es importante que posteriormente se realice un estudio más completo, además de restauraciones a lo largo de la carretera con el fin de mejorarla dado el concepto actual en el que se encuentra. ocupa.
Keywords: Pavimentação
Tráfego
Análise
Defeitos
Rodovias
Paving
Traffic
Analysis
Defects
Highways
Pavimentación
Tráfico
Análisis
Defectos
Carreteras
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37241
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