Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37247
Title: A era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes.
Other Titles: The era of false information and its repercussions on basic education: a challenge for the critical training of students.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA , Lucas Chagas.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Keywords: Informações Falsas;Entendimento do Espaço;Cotidiano Escolar;Formação Crítica;Dificuldades Docentes;False Information;Understanding The Space;Daily School Life;Critical Training;Teaching Difficulties
Issue Date: 22-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Lucas Chagas. A era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes. 33 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em:
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como tema central a proliferação da desinformação virtual na sociedade moderna, com foco no contexto geográfico brasileiro, e tem como objetivo identificar os impactos das informações falsas na Educação Básica, com foco no contexto da leitura do espaço geográfico na era do mundo científico informacional. Esta pesquisa se realizou no período dos meses de janeiro a abril de 2024 e a metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica contextualizada. As referências bibliográficas abordaram a cibercultura e inovações tecnológicas (Simões, 2009; Valle, 2019; Demo, 2011; Da Silva, 2022), as tecnologias de comunicação e fake news (Santos, 2022; Hooks, 2020; Baladeli et al., 2012; Vilela e Selles, 2020) e as dificuldades dos docentes diante da desinformação (Moran, 2005; Souza e Bonilla, 2014; Da Silva et al., 2023; Santos, 2022). Os resultados apontam para danos causados no desenvolvimento da formação crítica dos estudantes, bem como para as dificuldades enfrentadas pelos docentes diante das inovações tecnológicas e da crescente desinformação virtual perpetuada pelos estudantes. Conclui-se que é necessário adotar prudência no uso das tecnologias no cotidiano escolar, buscando integrá-las de maneira responsável e efetiva por parte de alunos e professores, assim como se torna essencial promover ações referentes à educação virtual que visem filtrar a veracidade dos conteúdos compartilhados por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
Abstract: The central theme of this study is the proliferation of virtual misinformation in modern society, focusing on the Brazilian geographic context, and aims to identify the impacts of false information on Basic Education, focusing on the context of reading geographic space in the era of the scientific informational world. This research was carried out from January to April 2024 and the methodology used was based on a contextualized bibliographic review. The bibliographic references addressed cyberculture and technological innovations (Simões, 2009; Valle, 2019; Demo, 2011; Da Silva, 2022), communication technologies and fake news (Santos, 2022; Hooks, 2020; Baladeli et al., 2012; Vilela and Selles, 2020) and the difficulties teachers face when faced with misinformation (Moran, 2005; Souza and Bonilla, 2014; Da Silva et al., 2023; Santos, 2022). The results point to damage caused to the development of students' critical training, as well as to the difficulties faced by teachers when faced with technological innovations and the growing virtual misinformation perpetuated by students. It is concluded that it is necessary to adopt prudence in the use of technologies in everyday school life, seeking to integrate them in a responsible and effective manner by students and teachers, as well as it is essential to promote actions related to virtual education that aim to filter the veracity of the content shared through digital information and communication technologies (TDIC).
Keywords: Informações Falsas
Entendimento do Espaço
Cotidiano Escolar
Formação Crítica
Dificuldades Docentes
False Information
Understanding The Space
Daily School Life
Critical Training
Teaching Difficulties
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37247
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCAS CHAGAS VIEIRA-MONOGRAFIA-CH-GEOGRAFIA (2024).pdf443.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.