Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
Title: Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.
Other Titles: Perceptions of students who completed elementary school on the importance of statistical knowledge for understanding current issues.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação estatística;Conhecimento estatístico;Educação matemática;Percepções de estudantes;Estudo de percepção;Letramento estatístico;Statistical education;Statistical knowledge;Mathematical education;Student perceptions;Perception study;Statistical literacy;Critical thinking
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Fabiana do Nascimento; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras - PB. Anais…. Campina Grande - PB: Realize, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
???metadata.dc.description.resumo???: A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.
Keywords: Educação estatística
Conhecimento estatístico
Educação matemática
Percepções de estudantes
Estudo de percepção
Letramento estatístico
Statistical education
Statistical knowledge
Mathematical education
Student perceptions
Perception study
Statistical literacy
Critical thinking
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA - ARTIGO DE EVENTO - CDSA 2018.pdfPercepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade. - Artigo de Evento - CDSA 2018713.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.