Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titlePercepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250-
dc.date.accessioned2024-08-12T15:21:58Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-12T15:21:58Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.subjectConhecimento estatísticopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectPercepções de estudantespt_BR
dc.subjectEstudo de percepçãopt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectStatistical educationpt_BR
dc.subjectStatistical knowledgept_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectStudent perceptionspt_BR
dc.subjectPerception studypt_BR
dc.subjectStatistical literacypt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Fabiana do Nascimento.-
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePerceptions of students who completed elementary school on the importance of statistical knowledge for understanding current issues.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Fabiana do Nascimento; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras - PB. Anais…. Campina Grande - PB: Realize, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37250pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES ACERCA DA IMPORTÂNCIA - ARTIGO DE EVENTO - CDSA 2018.pdfPercepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância do conhecimento estatístico para compreensão de temas da atualidade. - Artigo de Evento - CDSA 2018713.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.