Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37251
Title: Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da Estatística para compreensão do mundo atual.
Other Titles: Perceptions of students who completed elementary school about the importance of Statistics for understanding the current world.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
ARAÚJO, Fabiana do Nascimento.
Keywords: Letramento estatístico;Estatística - educação básica;Educação Estatística;Educação Matemática;Estudo de Percepção;Statistical literacy;Statistics - basic education;Statistical education;Mathematical education;Perception study
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; ARAÚJO, Fabiana do Nascimento. Percepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da Estatística para compreensão do mundo atual. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37251
???metadata.dc.description.resumo???: A estatística na contemporaneidade se tornou imprescindível para compreender o mundo que nós rodeia. A partir disso, esse artigo em seu desenvolvimento se preocupou em identificar as percepções de jovens acerca da importância do letramento estatístico para a compreensão das questões da atualidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com 24 estudantes, de uma escola pública do Estado da Paraíba. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de um questionário semiestruturado com 14 questões. Foi dado um foco qualitativo nas análises se preocupando em compreender o ponto de vista dos participantes. Foi constatado que os estudantes possuem percepções superficiais acerca da estatística no que se refere a compreensão de questões importantes e atuais e que apesar de fazerem uso em seus cotidianos, de diferentes formas, pouco a visualizam como algo predominante. Apesar disso, em algumas questões foi possível perceber aspectos críticos ao serem deparados com informações sobre temas atuais, que são cotidianamente veiculadas por meios de comunicações, onde afirmaram não serem tão confiáveis, muitas vezes distorcidas e também não verdadeiras.
Keywords: Letramento estatístico
Estatística - educação básica
Educação Estatística
Educação Matemática
Estudo de Percepção
Statistical literacy
Statistics - basic education
Statistical education
Mathematical education
Perception study
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Estatística.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37251
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUE CONCLUÍRAM O ENSINO FUNDAMENTAL - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2018.pdfPercepções de estudantes que concluíram o ensino fundamental sobre a importância da Estatística para compreensão do mundo atual. - Artigo de Evento CDSA 2018726.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.