Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiampt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleRefletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254-
dc.date.accessioned2024-08-12T16:28:14Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-08-12T16:28:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFormação crítica - matemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática contextualizadapt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeirapt_BR
dc.subjectFormação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - educação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectCritical training - financial mathematicspt_BR
dc.subjectFinancial mathematicspt_BR
dc.subjectContextualized mathematicspt_BR
dc.subjectCariri Paraibano - Monteiro - PB - financial educationpt_BR
dc.subjectMathematical trainingpt_BR
dc.subjectElementary school - financial educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorSILVA, Aline Cordeiro da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2018.pdfRefletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. - Artigo de Evento CDSA 20181.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.