Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
Title: Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas.
Other Titles: Reflecting on financial education based on teachers’ conceptions: social and methodological implications.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
SILVA, Aline Cordeiro da.
Keywords: Educação financeira;Formação crítica - matemática financeira;Matemática financeira;Matemática contextualizada;Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira;Formação matemática;Ensino fundamental - educação financeira;Financial education;Critical training - financial mathematics;Financial mathematics;Contextualized mathematics;Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education;Mathematical training;Elementary school - financial education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; SILVA, Aline Cordeiro da. Refletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. In: 7º ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO, 2018, Recife-PE. Anais…. Recife: Editora da UFRPE, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira se ria trabalhada de modo a levar os alunos a questionar em fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo , desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam
Keywords: Educação financeira
Formação crítica - matemática financeira
Matemática financeira
Matemática contextualizada
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - educação financeira
Formação matemática
Ensino fundamental - educação financeira
Financial education
Critical training - financial mathematics
Financial mathematics
Contextualized mathematics
Cariri Paraibano - Monteiro - PB - financial education
Mathematical training
Elementary school - financial education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37254
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLETINDO SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2018.pdfRefletindo sobre a educação financeira a partir de concepções de docentes: implicações sociais e metodológicas. - Artigo de Evento CDSA 20181.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.