Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37264
Title: Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos.
Other Titles: Manifestations of multiliteracies pedagogy in teaching prototypes of English teachers in initial (trans)training: critical (re)designs of teaching materials.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rivaldo Ferreira da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUZA, Fábio Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA , Maria Angélica de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo.
Keywords: Língua inglesa – estudo e ensino;Pedagogia dos multiletramentos;(Trans)formação docente;(Re)desenhar materiais didáticos (MDs);Curso LIFET-UEPB;Estudos linguísticos;Formação docente;English language – study and teaching;Pedagogy of multiliteracies;(Re)design teaching materials (Mds);LIFET-UEPB course;Linguistic studies;Teacher training;Teacher (trans)training
Issue Date: 15-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rivaldo Ferreira da. Manifestações da pedagogia dos multiletramentos em protótipos de ensino de professores de inglês em (trans)formação inicial: (re)desenhos críticos de materiais didáticos. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: (Re)desenhar Materiais Didáticos (MDs) criticamente para o ensino de língua inglesa vem tornando-se uma prática que possibilita a mobilização de saberes linguísticos, pedagógicos e metodológicos em prol de práticas de ensino contextualizadas, significativas e interativas. Ademais, quando analisamos criticamente as nossas interações, notamos um constante dialogo entre as Tecnologias Digitais, as Pedagogias Críticas e os processos de conhecimento que subjazem os ecossistemas de ensino e aprendizagem. Nesses moldes, esta investigação, que está inserida nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC), objetivando investigar de que forma aspectos da Pedagogia dos Multiletramentos se manifestam em Protótipos de Ensino elaborados por professores de inglês em (trans)formação inicial do Curso LIFET-UEPB. Em termos de metodologia, nos fundamentamos em um estudo de caráter multidisciplinar/exploratório (Deslauriers; Kérisit, 2010; Sakamoto; Silveira (2014), de abordagem qualitativa-interpretativista (Gerhardt; Silveira, 2009; Gil, 2002; Erickson, 1986), de natureza aplicada, cujos procedimentos são de Pesquisa-ação (Thiollent, 1985). Estabelecemos diálogos teóricos acerca da Linguística Aplicada Crítica (Signorini; Cavalcanti, 1998; Moita Lopes, 1998; Celani, 1998; Kleiman, 1998; Pennycook, 2006); (Trans)formação docente inicial (Oliveira; Foerste, 2023; Freire; Leffa, 2013; Paiva, 1997; Kleiman, 2001; Freire, 1991); Pedagogia dos (Multi)Letramentos [Críticos] (Soares, 2010; Street, 1984, 1995; Coscarelli; Kersch, 2016; Cope; Kalantzis, 2016; Cope; Kalantzis; Pinheiro, 2020; Cazden; et. al, 1996, 2021; Janks, 2016); e Produção de Materiais Didáticos (Leffa; Costa; Beviláqua, 2019; Rojo, 2013; Leffa; Irala, 2014; Silva; Souza, 2024; Albertin; Larré, 2020). Como corpora de pesquisa, obteve-se 8 Protótipos de Ensino e suas respectivas autorreflexões (reasonings); entretanto, apenas dois Protótipos e duas autorreflexões foram analisados. Como resultado, verificou-se que as professoras de inglês em (trans)formação inicial elaboraram MDs com manifestações dos subprocessos do conhecimento da Pedagogia dos Multiletramentos, alicerçados nos aspectos de Acesso, Poder e Diversidade presentes no Modelo de Letramento Crítico. Desse modo, houve a mobilização de saberes linguísticos, pedagógicos e metodológicos em prol de práticas de ensino contextualizadas com a realdade dos alunos. Ademais, após nossas análises crítico-reflexivas, notamos que as Designers de MDs possibilitaram ecossistemas de aprendizagem que facilitam o acesso a questões marginalizadas e as relações de poder, para que, dessa forma, os discentes se abrissem à diversidade e amplitude de diferenças sociais, linguísticas, identitárias e culturais dos indivíduos.
Abstract: Critically (re)designing Teaching Materials (TMs) for English language teaching has become a practice that enables the mobilization of linguistic, pedagogical and methodological knowledge in favor of contextualized, meaningful and interactive teaching practices. Moreover, when we critically analyze our interactions, we notice a constant dialogue between Digital Technologies, Critical Pedagogies and the knowledge processes that underlie teaching and learning environments. In light of such considerations, this research, which is based on the theoretical-methodological assumptions of Critical Applied Linguistics (CAL), aims at investigating how aspects of Multiliteracies Pedagogy are demonstrated in Teaching Prototypes developed by English teachers in initial (trans)training at the LIFET-UEPB course. Regarding methodology, we grounded ourselves on a multidisciplinary/exploratory study (Deslauriers; Kérisit, 2010; Sakamoto; Silveira (2014), with a qualitative-interpretative approach (Gerhardt; Silveira, 2009; Gil, 2002; Erickson, 1986), of an applied nature, whose procedures are Action Research (Thiollent, 1985). We have established theoretical dialogues about Critical Applied Linguistics (Signorini; Cavalcanti, 1998; Moita Lopes, 1998; Celani, 1998; Kleiman, 1998; Pennycook, 2006); Initial Teacher (Trans)Formation (Oliveira; Foerste, 2023; Freire; Leffa, 2013; Paiva, 1997; Kleiman, 2001; Freire, 1991); Pedagogy of [Critical] (Multi)Literacies (Soares, 2010; Street, 1984, 1995; Coscarelli; Kersch, 2016; Cope; Kalantzis, 2016; Cope; Kalantzis; Pinheiro, 2020; Cazden; et. al, 1996, 2021; Janks, 2016); and Production of Teaching Materials (Leffa; Costa; Beviláqua, 2019; Rojo, 2013; Leffa; Irala, 2014; Silva; Souza, 2024; Albertin; Larré, 2020). As research corpora, we have obtained 8 Teaching Prototypes and their respective self-reflections (reasonings); only two prototypes and two self-reflections, however, were analyzed. As a result, it was found that the English teachers in initial (trans)training prepared DMs with manifestations of the knowledge sub-processes of Multilingualism Pedagogy, based on the aspects of Access, Power, and Diversity present in the Critical Literacy Model. In this way, linguistic, pedagogical and methodological knowledge was mobilized in favour of teaching practices that were contextualized with the students' realities. Furthermore, after our critical-reflective analyzes, we noticed that the DM designers enabled learning ecosystems that facilitated access to marginalized issues and power relations, so that students could open up to the diversity and wide range of individuals' social, linguistic, identity and cultural differences.
Keywords: Língua inglesa – estudo e ensino
Pedagogia dos multiletramentos
(Trans)formação docente
(Re)desenhar materiais didáticos (MDs)
Curso LIFET-UEPB
Estudos linguísticos
Formação docente
English language – study and teaching
Pedagogy of multiliteracies
(Re)design teaching materials (Mds)
LIFET-UEPB course
Linguistic studies
Teacher training
Teacher (trans)training
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguagem e Ensino.
Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37264
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIVALDO FERREIRA DA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2024.pdf3.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.