Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Apresentamos, portanto, um recorte da pesquisa já concluída, que objetivou investigar a articulação entre a Educação do Campo e a Educação Matemática a partir dos olhares de professores de duas escolas do campo localizadas em Pernambuco e de camponeses que tinham filhos matriculados nas referidas escolas. A pesquisa buscou elementos de respostas para a seguinte questão: que relações são estabelecidas por professores de Matemática que atuam em escolas do campo e camponeses entre os conteúdos matemáticos escolares e as atividades produtivas desenvolvidas em comunidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco? Nesse capítulo, destacamos parte do referencial teórico com ênfase no surgimento do Movimento por uma Educação do Campo e os elementos constitutivos do ensino de Matemática relacionado à Educação do Campo. Apresentamos também o itinerário teórico-metodológico adotado na pesquisa e discutimos sobre os principais resultados da entrevista com professores e camponeses. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática. | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T21:37:35Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12 | - |
dc.date.available | 2024-08-12T21:37:35Z | - |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação emancipatória | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática e Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Emancipatory Education | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education and Rural Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Aldinete Silvino de. | - |
dc.creator | LIMA, Iranete. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Mathematics teaching related to Rural Education: a focus on the perspective of emancipatory education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Iranete. O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. In: LIMA, Iranete; SILVA, Janssen Felipe da; FERREIRA, Michele Guerreiro. Diálogos da Educação do Campo. Recife: Editora da UFPE, 2018. ISBN: 978-85-415-1012-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37269 | pt_BR |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE MATEMÁTICA RELACIONADO À EDUCAÇÃO DO CAMPO - CAP. DE LIVRO CDSA 2018..pdf | O ensino de matemática relacionado à Educação do Campo: um enfoque na perspectiva da educação emancipatória. - Cap. de Livros CDSA 2018 | 241.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.