Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
Title: “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino.
Other Titles: “Microways”: a ludical purpose of teaching.
???metadata.dc.creator???: MELO, Claudia Lima de.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
COELHO, Glauciane Danusa.
MAIA, Rafael Trindade.
Keywords: Jogos didáticos;Recurso didático - jogo;Ensino de Biologia;Microbiologia;Vírus - ensino;Lúdico - ensino de biologia;Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG;Biologia - ensino;Educational games;Educational resource - game;Biology teaching;Microbiology;Virus - teaching;Playful - biology teaching;Degree in Rural Education - CDSA UFCG;Biology - teaching
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, Claudia Lima de; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; COELHO, Glauciane Danusa; MAIA, Rafael Trindade. “Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. Revista de Biologia e Ciências da Terra, volume 14, número 2, 2014. ISSN: 1519-5228. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de microbiologia nas escolas, em particular os vírus, é um desafio para os professores da Educação Básica por tratar de seres vivos de natureza diminuta e complexa. Cabe ao professor buscar alternativas que contornem as dificuldades inerentes a abordagem dos assuntos na área de biologia e uma das opções válidas é a utilização de jogos didáticos. Neste contexto, foi elaborado o Microcaminhos- Vírus, um jogo de tabuleiro de baixo custo e fácil utilização para utilização em sala de aula. O jogo foi confeccionado durante a disciplina de Microbiologia do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. O Jogo foi aplicado em duas turmas do 2º ano do ensino médio. Os resultados mostraram que a turma onde foi aplicado obteve um melhor desempenho na avaliação.
Abstract: The microbiology teaching in schools, in special viruses, is still a challenge for most teachers of basic education because it deals with very small and complex organisms. The teacher has the mission of seek for alternatives that could help on the learning proccess in this area of biology and one of the valid options is the use of educational games. In this context, the Microways— Virus, a didadic game of low cost and easy resources to use in the classroom board was prepared. The game was made for the discipline of Microbiology of the graduation course of Educação do Campo from Federal University of Campina Grande. The game was applied to two groups of 2nd year of high school. The results showed that the group which was applied the game achieved a better performance in the assessment.
Keywords: Jogos didáticos
Recurso didático - jogo
Ensino de Biologia
Microbiologia
Vírus - ensino
Lúdico - ensino de biologia
Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA UFCG
Biologia - ensino
Educational games
Educational resource - game
Biology teaching
Microbiology
Virus - teaching
Playful - biology teaching
Degree in Rural Education - CDSA UFCG
Biology - teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Biologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37272
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICROCAMINHOS - UMA PROPOSTA LUDICA DE ENSINO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2014.pdf“Microcaminhos”: uma proposta lúdica de ensino. - Artigo de Periódico CDSA 2014 1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.