Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
Title: A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba.
Other Titles: The perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, Campina Grande, Paraíba.
???metadata.dc.creator???: LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DINIZ, Lincoln da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos – EJA;Jovens e Adultos – Direitos a Educação;Programas Governamentais – EJA;Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional;Youth and Adult Education – EJA;Youth and Adults – Rights to Education;Government Programs – EJA;School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space
Issue Date: 22-May-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEVINO JÚNIOR, Edilson Cadete. A percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande, Paraíba. 68 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a percepção dos sujeitos da escola acerca do espaço da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Reitor Edvaldo do Ó, situada no município de Campina Grande, Paraíba, Região Intermediária de Campina Grande, Paraíba. Realizamos pesquisa de campo por meio de questionários com alunos e professores da EJA, os quais puderam responder e refletir a respeito de questões relacionadas à evasão escolar, das dificuldades de aprendizagem, percepções de futuro, percepções de injustiças sociais e formas de se pensar sobre a Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino esta que se consolida como importante espaço formativo no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de teor social, educacional e político, alinhado com a linha de pensamento geográfica que identifica o indivíduo e o seu lugar no mundo. Para tanto, nos utilizamos da abordagem teórica de autores como Freire (2005). Compreendemos a EJA como espaço formativo no ambiente escolar, assim como capaz de consolidar a escola como lugar, não é apenas um espaço físico, mas também um espaço social, cultural e emocional que influencia e é influenciado pelas experiências e percepções individuais. O lugar pode ser um ponto de referência fundamental na formação da identidade e na construção do sentido de pertencimento de um indivíduo. Portanto, pode-se concluir que este trabalho teve como intuito compreender as percepções do indivíduo e do direito de estudar que lhe foi negado ainda em idade adequada.
Abstract: This research aimed to understand the perception of school subjects about the space of Youth and Adult Education (EJA) at the Reitor Edvaldo do Ó State School, located in the municipality of Campina Grande, Paraíba, Intermediate Region of Campina Grande, Paraíba. We carried out field research through questionnaires with EJA students and teachers, who were able to respond and reflect on issues related to school dropout, lear-ning difficulties, perceptions of the future, perceptions of social injustices and ways of thinking about Youth and Adult Education, a teaching modality that is consolidating itself as an important training space in the school environment. This is research into social, educational and political theory, aligned with the line of geographic thought that identifies the individual and their place in the world. To do so, we used the theoretical approach of authors such as Freire (2005). We understand EJA as a training space in the school environment, as well as capable of consolidating the school as a place, it is not only a physical space, but also a social, cultural and emotional space that influences and is influenced by individual experiences and perceptions. Place can be a fundamental point of reference in the formation of identity and in the construction of an individual's sense of belonging. Therefore, it can be concluded that this work aimed to understand the individual's perceptions and the right to study that he was denied at the appropriate age.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos – EJA
Jovens e Adultos – Direitos a Educação
Programas Governamentais – EJA
Escola – Espaço Físico – Social – Cultural e Emocional
Youth and Adult Education – EJA
Youth and Adults – Rights to Education
Government Programs – EJA
School – Physical – Social – Cultural and Emotional Space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37286
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILSON CADETE LEVINO JÚNIOR-MONOGRAFIA-CH-GEOGRAFIA (2024).pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.