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dc.creator.IDSANTOS, N. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3564597945048951pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.-
dc.contributor.referee1MELO, Ricardo Almeida de.-
dc.contributor.referee2LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.description.resumoO estudo e o desenvolvimento de materiais para pavimentação tem crescido bastante motivados pelos diversos problemas que os pavimentos têm enfrentado. No entanto, a dependência por combustíveis fósseis, com a utilização de polímeros sintéticos por exemplo, é preocupante, principalmente pelo impacto ambiental resultante de tal utilização. Sendo assim, alternativas baseadas em recursos renováveis e ainda reaproveitados de processos industriais vem ganhado espaço, como a lignina, que é um polímero natural, subproduto da indústria de papel e celulose, e que já demostrou grande potencial em algumas pesquisas a partir de sua associação com o ligante asfáltico, principalmente por apresentar propriedades antioxidantes. Assim, esta pesquisa teve como objetivo a verificação do efeito da adição de lignina nos teores de 3%, 6% e 9% nas propriedades reológicas do ligante asfáltico CAP 50/70. Foram realizados ensaios convencionais de penetração, ponto de amolecimento e recuperação elástica, assim como ensaios especiais como viscosidade rotacional e os realizados no DSR, para a determinação dos parâmetros do grau de desempenho e do teste MSCR, todos antes e após o envelhecimento a curto prazo (RTFO), além do ensaio químico FTIR. Observou-se que os ligantes modificados por adição de lignina se apresentaram mais resistentes à variação de temperatura, à deformação permanente, mas principalmente ao envelhecimento, mostrando a atuação desse material como antioxidante, especialmente para o teor de 9%, embora os demais teores também tenham apresentado desempenho superior ao ligante puro, comprovando que a utilização da lignina, de um modo geral, se mostrou viável reológica e ambientalmente ao ser associada ao ligante convencional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.titlePropriedades reológicas do ligante asfáltico (CAP 50/70) modificado por adição de lignina.pt_BR
dc.date.issued2017-05-26-
dc.description.abstractThe study and development of paving materials has been highly motivated by the many problems that pavements have faced. However, dependence on fossil fuels, with the use of synthetic polymers for example, is of concern, mainly because of the environmental impact resulting from such use. Thus, alternatives based on renewable and still reused resources of industrial processes are gaining ground, such as lignin, which is a natural polymer, a byproduct of the pulp and paper industry, and which has already shown great potential in some research from its association with the asphaltic binder, mainly due to its antioxidant properties. Thus, this research had the objective of verifying the effect of the addition of lignin in the contents of 3%, 6% and 9% in the rheological properties of the asphalt binder CAP 50/70. Conventional penetration, softening point and elastic recovery tests were performed, as well as special tests such as rotational viscosity and those performed in the DSR, to determine the parameters of the performance level and the MSCR test, all before and after the short term aging (RTFO), in addition to the chemical FTIR assay. It was observed that the binders modified by addition of lignin showed to be more resistant to temperature variation, to permanent deformation, but mainly to aging, showing the performance of this material as an antioxidant, especially for the 9% content, although the other contents also have shown superior performance to the pure binder, demonstrating that the use of lignin in general has proved to be viable both rheologically and environmentally when it is associated with the conventional binder.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/372-
dc.date.accessioned2018-04-12T19:42:12Z-
dc.date.available2018-04-12-
dc.date.available2018-04-12T19:42:12Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPolímero Naturalpt_BR
dc.subjectAntioxidantept_BR
dc.subjectReologiapt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectNatural Polymerpt_BR
dc.subjectAntioxidantpt_BR
dc.subjectRheologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Nataliene Silva dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, N. S. dos. Propriedades reológicas do ligante asfáltico (CAP 50/70) modificado por adição de lignina. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/372pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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NATALIENE SILVA DOS SANTOS – DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2017.pdfNataliene Silva dos Santos - Dissertaçãp PPGECA CTRN 20172.38 MBAdobe PDFView/Open


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