Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37307
Title: A representação feminina nos livros didáticos do novo PNLD à luz da teoria das representações sociais.
Other Titles: Female representation in the new PNLD textbooks in light of the theory of social representations.
???metadata.dc.creator???: DELGADO, Fabiana Dolores Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LOPES, Mirleide Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALMEIDA, Daisy Martins de.
Keywords: Física - Estudo e Ensino;Livro Didático - Representação Feminina - Imagens;Teorias de Gênero;Teoria das Representações Sociais;Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);Physics - Study and Teaching;Textbook - Female Representation - Images;Gender Theories;Theory of Social Representations;National Textbook Program (PNLD)
Issue Date: 31-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DELGADO, Fabiana Dolores Silva. A representação feminina nos livros didáticos do novo PNLD à luz da teoria das representações sociais. 2024. 62 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Por intermédio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), as e os docentes e discentes das redes de ensino público são contemplados com livros didáticos. Com as mudanças que ocorreram em virtude da entrada em vigor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reformulação do ensino médio, o livro didático passou a ser organizado por área de conhecimento e não mais por componente curricular. Este material apresenta diversos tipos de linguagens que se manifestam através de imagens, charges, figuras, ilustrações, histórias em quadrinhos, entre outras. Tais recursos muitas vezes se expressam repletos de preconceitos e estereótipos. O objetivo principal deste trabalho é apresentar a situação atual da representação feminina nas imagens presentes nas coleções aprovadas pelo PNLD 2021 (PNLD vigente), como também o contexto em que ela [a representação feminina] aparece nessas imagens. A análise foi realizada especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) que engloba os componentes de Física, Química e Biologia. Para tanto, foi efetuada uma análise de conteúdo das imagens que integram as sete coleções apreciadas, cada uma composta por seis livros, através de dois sistemas de categorias, uma quantitativa e outra qualitativa. A primeira, contabiliza a frequência de aparição, considerando o gênero apresentado nas imagens, isto é, o número de presenças femininas, masculinas e não identificadas. Já a segunda, diz respeito aos indicadores estabelecidos, considerando os contextos nos quais as imagens aparecem. Nesse estudo, tomamos como referência as Teorias de Gênero, bem como a Teoria das Representações Sociais (TRS). De maneira geral, tanto quantitativamente como qualitativamente, houve melhoria na representação feminina nas coleções avaliadas, quando comparamos com referenciais teóricos que avaliaram outros PNLD’s. Ademais, foi possível constatar que ainda há uma maior representação masculina, porém as mulheres têm sido evidenciadas em espaços diversos e realizando várias funções, contribuindo assim para a desnaturalização dos estereótipos de gênero e para a construção de novas representações sociais.
Abstract: Teachers and students of the public school system receive the textbooks from the Brazilian textbook program (PNLD). Alongside the reforms of the public high school system and the National Curriculum (BNCC), the textbooks are now sorted by academic field instead of school subject. These books have a variety of languages beyond text, such as images, cartoons, pictures, illustrations, comic strips etc, which often carry prejudice and stereotypes. Therefore, the main goal of this paper is to show the current situation of feminine representation in the images present in the textbooks collections selected by the 2021 PNLD (currently used in schools) as well as the contexts of those images. The analysis was developed specifically in the Field of the Natural Sciences and their Technologies (CNT), that is Physics, Chemistry and Biology. The content of the images in the seven collections (of six textbooks each) was analyzed and categorized according to a quantitative and a qualitative approach. The first approach was used to count the frequency of appearances of each gender in the pictures of the textbooks. That is, the number of representations of female, male and non-identified gender. The second approach refers to an analysis of social indicators of the representations considering the context of the pictures. The theoretical basis of the analysis involved Gender Theories and Social Representations Theory (TRS). Overall, in the textbooks, the female representation improved, in comparison to older PNLD versions, both in numbers and in quality. Although it was noticeable that there was a greater male representation, the women were shown in a variety of situations, performing different activities, thus contributing to the denaturalization of gender stereotypes and to the construction of new social representations.
Keywords: Física - Estudo e Ensino
Livro Didático - Representação Feminina - Imagens
Teorias de Gênero
Teoria das Representações Sociais
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Physics - Study and Teaching
Textbook - Female Representation - Images
Gender Theories
Theory of Social Representations
National Textbook Program (PNLD)
???metadata.dc.subject.cnpq???: Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37307
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANA DOLORES SILVA DELGADO-MONOGRAFIA-FÍSICA-CCT (2024).pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.