Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37309
Title: As identidades surdas observadas nos estudantes surdos do Curso de Letras Libras na UFCG: um estudo de caso.
Other Titles: The deaf identities observed in deaf students of the Libras Language Course at UFCG: a case study.
???metadata.dc.creator???: BENICIO FILHO, Manoel Elias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Ítalo Urbano Barros.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMALHO, Millena Seventh da Costa.
Keywords: Cultura Surda;Identidade Surda;Letras Libras;Língua de Sinais;Linguística;Deaf Culture;Deaf Identity;Libras Letters;Sign Language;Linguistics
Issue Date: 20-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BENICIO FILHO, Manoel Elias. As identidades surdas observadas nos estudantes surdos do Curso de Letras Libras na UFCG: um estudo de caso. 2024. 67 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A identidade surda se destaca pela visualização do sujeito de forma atuante na comunidade, destacando-se pelo uso da língua de sinais de forma a enfocar seus traços culturais e a visão crítica de suas singularidades (Perlin, 1998). Nesse contexto, este trabalho acadêmico tem como objetivo principal pesquisar as identidades surdas intrínsecas nos estudantes do curso de Letras Libras na Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Dando continuidade temos como objetivos específicos abranger, identificar e analisar essas identidades nas quais foram as influências para o desenvolvimento desse estudo. A presente pesquisa será baseada em um estudo de caso, do tipo descritivo exploratório, com uma abordagem qualitativa. Essa pesquisa foi direcionada a um grupo de seis alunos surdos, do curso de Letras Libras da UFCG/PB, que já concluíram a disciplina de Língua, Cultura e Identidade surda”. O estudo das diferentes identidades surdas apresentadas na pesquisa nos apresenta a complexidade e a diversidade dessas identidades, que podem ser influenciadas por uma série de fatores ao longo da vida de uma pessoa surda. Sendo assim, a pluralidade presente no contexto interativo se destaca frente as interações por meio da língua de sinais e sua ação de mudanças e flexibilidade. Como problemática visualizamos as identidades surdas como não sendo estáticas, mas em constante evolução, influenciadas por experiências, contextos sociais e escolhas individuais. Nesse estudo, podemos perceber de acordo com os resultados, que torna-se necessário o fortalecimento das relações dos surdos ao desenvolverem ações afirmativas, consolidando uma comunidade e uma cultura singular que fortaleça assim uma ampliação de visão sobre o tema.
Abstract: The deaf identity stands out for the visualization of the subject in an active way in the community, standing out for the use of sign language in order to focus on their cultural traits and the critical view of their singularities (Perlin, 1998). In this context, this academic work's main objective is to research the intrinsic deaf identities of students taking the Libras Literature course at the Federal University of Campina Grande-UFCG. Continuing, our specific objectives are to cover, identify and analyze these identities that influenced the development of this study. This research will be based on a case study, of an exploratory descriptive type, with a qualitative approach. This research was aimed at a group of six deaf students, from the Libras Literature course at UFCG/PB, who have already completed the “Language, Culture and Deaf Identity” course. The study of the different deaf identities presented in the research shows us the complexity and diversity of these identities, which can be influenced by a series of factors throughout a deaf person's life. Therefore, the plurality present in the interactive context stands out compared to interactions through sign language and its action of change and flexibility. As a problem, we view deaf identities as not being static, but in constant evolution, influenced by experiences, social contexts and individual choices. In this study, we can see, according to the results, that it is necessary to strengthen the relationships of deaf people when developing affirmative actions, consolidating a community and a unique culture that thus strengthens a broader vision on the topic.
Keywords: Cultura Surda
Identidade Surda
Letras Libras
Língua de Sinais
Linguística
Deaf Culture
Deaf Identity
Libras Letters
Sign Language
Linguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras – Libras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37309
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Libras - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL ELIAS BENICIO FILHO-MONOGRAFIA-LETRAS-LIBRAS-CH (2024).pdf2.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.