Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas, elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO, 2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqÁrea CNPQ:pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleArcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322-
dc.date.accessioned2024-08-14T21:14:57Z-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-14T21:14:57Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectArcadismopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado - Letras - UFPEpt_BR
dc.subjectLetras UFPEpt_BR
dc.subjectEscola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectFormação docente - estágio - Letraspt_BR
dc.subjectLiterature Teachingpt_BR
dc.subjectSupervised internship - Literature - UFPEpt_BR
dc.subjectUFPE Literaturept_BR
dc.subjectProfessor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectProfessor José Gonçalves de Queiroz Integral Citizen School - Sumé - PBpt_BR
dc.subjectTeacher training - internship - Literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArcadism in Portugal and Brazil in high school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a state school in Sumé-PB.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro de Sousa. Arcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARCADISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL NA AULA DO ENSINO.pdfArcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB. 388.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.