Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322
Title: Arcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB.
Other Titles: Arcadism in Portugal and Brazil in high school classes: internship experience in literature and Portuguese language of the Bachelor's Degree in Letters-UFPE in a state school in Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Leandro de Sousa.
Keywords: Arcadismo;Ensino de Literatura;Estágio supervisionado - Letras - UFPE;Letras UFPE;Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB;Escola Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB;Formação docente - estágio - Letras;Literature Teaching;Supervised internship - Literature - UFPE;UFPE Literature;Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB;Professor José Gonçalves de Queiroz Integral Citizen School - Sumé - PB;Teacher training - internship - Literature
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Leandro de Sousa. Arcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho consiste em um relato da experiência do Estágio Curricular Supervisionado II – Ensino de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio, componente curricular cursado no âmbito da Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE). O estágio foi realizado na turma do “1º ANO A” da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Prof. José Gonçalves de Queiroz, situada na Cidade de Sumé, no Cariri Paraibano. O trabalho teve como objetivo descrever e analisar as práticas de observação e regência de aulas desenvolvidas no campo de estágio, voltadas para o ensino da escola literária denominada Arcadismo, em Portugal e no Brasil. Essa experiência de iniciação à docência envolveu planejamento do programa de atividades, leituras de obras literárias arcádicas, elaboração de planos de aula, docência compartilhada, observações, regências e avaliação da experiência. Entre as obras utilizadas para estudo bibliográfico de natureza teórico-crítica, está o volume Arte Literária: Portugal - Brasil (OLIVEIRA, 1999), obra que valoriza o texto literário a partir de sua contextualização histórica e estética. Além dessa, utilizou-se o livro didático de língua portuguesa, intitulado Se liga nas linguagens: português (ORMUNDO, 2020), o qual foi tomado como apoio para o planejamento e ministração das aulas de estágio.
Keywords: Arcadismo
Ensino de Literatura
Estágio supervisionado - Letras - UFPE
Letras UFPE
Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Escola Cidadã Integral Professor José Gonçalves de Queiroz - Sumé - PB
Formação docente - estágio - Letras
Literature Teaching
Supervised internship - Literature - UFPE
UFPE Literature
Professor José Gonçalves de Queiroz State School - Sumé - PB
Professor José Gonçalves de Queiroz Integral Citizen School - Sumé - PB
Teacher training - internship - Literature
???metadata.dc.subject.cnpq???: Área CNPQ:
Educação.
Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37322
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARCADISMO EM PORTUGAL E NO BRASIL NA AULA DO ENSINO.pdfArcadismo em Portugal e no Brasil na aula do ensino médio: experiência de estágio em literatura e língua portuguesa da Licenciatura em Letras-UFPE em escola estadual de Sumé-PB. 388.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.