Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo tem a finalidade de relatar a experiência do Estágio Docência I, realizado no âmbito do Doutorado em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), durante o semestre 2020.2e. O estágio se deu na disciplina de Literatura e Cultura Popular da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo – Linguagens e Códigos (LECAMPO), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tomando como base as ideias das autoras Lúcio (2005), Ayala (2006) e Andrade (2008), este trabalho apresenta uma discussão sobre as implicações da leitura de obras literárias que dialogam com a cultura popular nordestina, com especial destaque para as peças da dramaturga paraibana Lourdes Ramalho (2008), além de questões sobre formação de professores leitores para a atuação em escolas do campo. Esta experiência de estágio resultou na sistematização de propostas metodológicas para a realização de práticas de leitura literária relacionadas a esta temática nas salas de aula física e virtual de língua portuguesa e literatura de escolas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titleLiteratura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327-
dc.date.accessioned2024-08-14T22:11:21Z-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-14T22:11:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectProfessores leiautorespt_BR
dc.subjectLeiautorespt_BR
dc.subjectLourdes Ramalho - dramaturgapt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectReading practicespt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectReading teacherspt_BR
dc.subjectReading authorspt_BR
dc.subjectLourdes Ramalho - playwrightpt_BR
dc.subjectDramaturgypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Leandro de Sousa.-
dc.creatorANDRADE, Valéria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiterature, popular culture and training of reading teachers for rural schools.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Leandro de Sousa; ANDRADE, Valéria. Literatura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. In: CASTRO, Paula Almeida de Castro; SILVEIRA, Karyne Soares Duarte. Formação de Professores. Campina Grande: Realize editora, 2022, p. 1407-1433. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37327pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LITERATURA, CULTURA POPULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ARTIGO DE EVENTO - CONEDU 2022 (1).pdfLiteratura, Cultura popular e formação de professores leitores para as escolas do campo. - Artigo de Evento - CONEDU 20222.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.