Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
Title: Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce.
Other Titles: Melopoetic practices on stage: strategies for reading song lyrics in a recorder orchestra.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Leandro De Sousa.
Keywords: Ensino-aprendizagem não formal;Prática de leitura;Gênero textual;Melopoética;Literatura e música;Flauta doce - orquestra;Orquestra infanto-juvenil de flauta doce;Formação literomusical;Educação musical - Sumé - PB;Non-formal teaching and learning;Reading practice;Textual genre;Melopoetics;Literature and music;Recorder - orchestra;Children's and youth recorder orchestra;Literary-musical training;Musical education - Sumé - PB
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Leandro De Sousa. Práticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.
Keywords: Ensino-aprendizagem não formal
Prática de leitura
Gênero textual
Melopoética
Literatura e música
Flauta doce - orquestra
Orquestra infanto-juvenil de flauta doce
Formação literomusical
Educação musical - Sumé - PB
Non-formal teaching and learning
Reading practice
Textual genre
Melopoetics
Literature and music
Recorder - orchestra
Children's and youth recorder orchestra
Literary-musical training
Musical education - Sumé - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
Música.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37330
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS DE MELOPOÉTICA EM CENA - ANAIS DE EVENTO CDSA - CINTED 2018.pdfPráticas de melopoética em cena: estratégias de leitura de letras de música em uma orquestra de flauta doce. - Anais de Evento CDSA - CINTED 2018720.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.