Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
Title: Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
Other Titles: Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens.
???metadata.dc.creator???: RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.
ALEXANDRO, Isadora Sousa.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
SOUSA, Rafael Barros de.
HENRIQUE, Naiara da Silva.
Keywords: Leitura;Poesia;Língua portuguesa;Identidade;Ensino de língua portuguesa;Texto poético;Antologia de poemas;Leitura e cidadania;Reading;Poetry;Portuguese language;Identity;Portuguese language teaching;Poetic text;Anthology of poems;Reading and citizenship
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.
Keywords: Leitura
Poesia
Língua portuguesa
Identidade
Ensino de língua portuguesa
Texto poético
Antologia de poemas
Leitura e cidadania
Reading
Poetry
Portuguese language
Identity
Portuguese language teaching
Poetic text
Anthology of poems
Reading and citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Literatura.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POESIA CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS - ANAIS DE EVENTO CDSA - ENID 2015.pdfPoesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. - Anais de evento CDSA - ENID 2015510.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.