Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titlePoesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331-
dc.date.accessioned2024-08-14T22:34:42Z-
dc.date.available2024-08-14-
dc.date.available2024-08-14T22:34:42Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTexto poéticopt_BR
dc.subjectAntologia de poemaspt_BR
dc.subjectLeitura e cidadaniapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectPoetic textpt_BR
dc.subjectAnthology of poemspt_BR
dc.subjectReading and citizenshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRAMOS, Larícia Pinheiro Silva.-
dc.creatorOLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.-
dc.creatorALEXANDRO, Isadora Sousa.-
dc.creatorALMEIDA, Leandro Sousa.-
dc.creatorSOUSA, Rafael Barros de.-
dc.creatorHENRIQUE, Naiara da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePoetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens.pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POESIA CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS - ANAIS DE EVENTO CDSA - ENID 2015.pdfPoesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. - Anais de evento CDSA - ENID 2015510.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.