Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoUm dos grandes impactos sociais emergentes na pós-modernidade é descentralização da identidade dos sujeitos. Estas que por muito tempo estabilizaram o mundo social estão em declínio, abrindo espaço para novas identificações e fragmentando o indivíduo moderno que, até então, era tido como estabilizado e unificado. Durante muitos séculos a humanidade foi constituída por sociedades de seres humanos engessados, com sua identidade completamente centrada, unificada, completa e, deveras, incoerente. No entanto, as mudanças estruturais (referentes a gênero, raça, classe social, sexualidade, nacionalidade etc) emergentes no final do século XX, vêm abalar a ideia que o homem tem de si próprio como sujeito integrado. Esse movimento é apresentado por Stuart Hall (2011) como “descentração” do sujeito (tanto do seu lugar no mundo social e cultural como de si mesmo).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337-
dc.date.accessioned2024-08-15T17:43:53Z-
dc.date.available2024-08-15-
dc.date.available2024-08-15T17:43:53Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEscola - função socialpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectIdentidade de sujeitos - descentralizaçãopt_BR
dc.subjectCentralidade da cultura - sujeitopt_BR
dc.subjectSchool - social functionpt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectIdentity of subjects - decentralizationpt_BR
dc.subjectCentrality of culture - subjectpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.creatorSILVA, Camila Marques da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe “Decentering” of the subject and the centrality of culture: reflections on the social function of school for the formation of new generations.pt_BR
dc.identifier.citationESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas; SILVA, Camila Marques da. A “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E INCLUSÃO, 2014, Campina Grande. Anais… Campina Grande, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37337pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A “DESCENTRAÇÃO” DO SUJEITO E A CENTRALIDADE DA CULTURA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2014.pdfA “Descentração” do sujeito e a centralidade da cultura: reflexões sobre a função social da escola para a formação das novas gerações. - Anais de Evento CDSA 2014101.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.