Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359
Title: Uma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos.
Other Titles: A proposal for gamification in teaching Newton's Laws to deaf students.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Jéssica Costa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Wagner Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Daisy Martins de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato.
Keywords: Alunos Surdos;Práticas de Ensino;Gamificação;Storytelling;Leis de Newton;Deaf students;Teaching Practices;Gamification;Newton's laws
Issue Date: 4-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Jéssica Costa de. Uma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos. 69 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho de conclusão de curso investigou uma questão fundamental que surgiu após observações realizadas durante as disciplinas de Estágio Supervisionado II e III: “Que contribuições podem ser observadas no ensino de alunos surdos a partir da implementação de uma sequência didática sobre Leis de Newton, utilizando aulas gamificadas?”, com o intuito de preencher uma lacuna identificada na literatura acadêmica. A pesquisa buscou combinar a gamificação e o storytelling como estratégias com o objetivo melhorar a aprendizagem desses alunos. A revisão da literatura situou o estudo no contexto da educação dos surdos, destacando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a legislação vigente como elementos fundamentais para a promoção da inclusão e acessibilidade. A metodologia adotada foi a Pesquisa Baseada em Design, focando na criação de uma sequência didática adaptada às necessidades do público-alvo. Os resultados e discussões obtidos durante a implementação da proposta revelaram pontos positivos, como o engajamento dos alunos, e pontos negativos, como as respostas das questões propostas e o tempo utilizado para abordar determinados temas.
Abstract: This undergraduate thesis investigated a fundamental question that arose after observations made during the Supervised Internship II and III courses: "What contributions can be observed in the education of deaf students through the implementation of a didactic sequence on Newton's Laws, using gamified lessons?", aiming to fill a gap identified in academic literature. The research sought to combine gamification and storytelling as strategies to enhance the learning of these students. The literature review contextualized the study within the education of deaf students, emphasizing the importance of Brazilian Sign Language (LIBRAS) and current legislation as fundamental elements for promoting inclusion and accessibility. The methodology adopted was Design-Based Research, focusing on creating a didactic sequence tailored to the needs of the target audience. The results and discussions obtained during the implementation of the proposal revealed positive aspects, such as student engagement, as well as challenges, including responses to proposed questions and time management when addressing specific topics.
Keywords: Alunos Surdos
Práticas de Ensino
Gamificação
Storytelling
Leis de Newton
Deaf students
Teaching Practices
Gamification
Newton's laws
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA COSTA DE LIMA-MONOGRAFIA-CCT-FÍSICA (2024).pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.