Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1088049270312272pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, José Wagner Cavalcanti.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7331616604267808pt_BR
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Daisy Martins de.
dc.contributor.referee1IDALMEIDA, D. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2566631888627796pt_BR
dc.contributor.referee2BAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato.
dc.contributor.referee2IDBAZANTE, T. M. G. D.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso investigou uma questão fundamental que surgiu após observações realizadas durante as disciplinas de Estágio Supervisionado II e III: “Que contribuições podem ser observadas no ensino de alunos surdos a partir da implementação de uma sequência didática sobre Leis de Newton, utilizando aulas gamificadas?”, com o intuito de preencher uma lacuna identificada na literatura acadêmica. A pesquisa buscou combinar a gamificação e o storytelling como estratégias com o objetivo melhorar a aprendizagem desses alunos. A revisão da literatura situou o estudo no contexto da educação dos surdos, destacando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a legislação vigente como elementos fundamentais para a promoção da inclusão e acessibilidade. A metodologia adotada foi a Pesquisa Baseada em Design, focando na criação de uma sequência didática adaptada às necessidades do público-alvo. Os resultados e discussões obtidos durante a implementação da proposta revelaram pontos positivos, como o engajamento dos alunos, e pontos negativos, como as respostas das questões propostas e o tempo utilizado para abordar determinados temas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqFísicapt_BR
dc.titleUma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos.pt_BR
dc.date.issued2024-06-04
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigated a fundamental question that arose after observations made during the Supervised Internship II and III courses: "What contributions can be observed in the education of deaf students through the implementation of a didactic sequence on Newton's Laws, using gamified lessons?", aiming to fill a gap identified in academic literature. The research sought to combine gamification and storytelling as strategies to enhance the learning of these students. The literature review contextualized the study within the education of deaf students, emphasizing the importance of Brazilian Sign Language (LIBRAS) and current legislation as fundamental elements for promoting inclusion and accessibility. The methodology adopted was Design-Based Research, focusing on creating a didactic sequence tailored to the needs of the target audience. The results and discussions obtained during the implementation of the proposal revealed positive aspects, such as student engagement, as well as challenges, including responses to proposed questions and time management when addressing specific topics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359
dc.date.accessioned2024-08-16T21:52:30Z
dc.date.available2024-08-16
dc.date.available2024-08-16T21:52:30Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAlunos Surdospt_BR
dc.subjectPráticas de Ensinopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectTeaching Practicespt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectNewton's lawspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Jéssica Costa de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA proposal for gamification in teaching Newton's Laws to deaf students.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Jéssica Costa de. Uma proposta de gamificação no ensino das Leis de Newton para alunos surdos. 69 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37359pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSICA COSTA DE LIMA-MONOGRAFIA-CCT-FÍSICA (2024).pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.