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dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoA presente monografia trata questões relacionadas à inclusão de crianças com o transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional e como se dá e quais as implicâncias do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no desenvolvimento dessas crianças. A inclusão é a prática de garantir que todos os alunos participem plenamente da educação, independentemente de suas diferenças. O Atendimento Educacional Especializado é um suporte complementar para alunos com necessidades especiais, oferecendo recursos e estratégias específicas para melhor atender às suas necessidades educacionais. Ambos visam à igualdade de oportunidades na escola. Diante disso, a presente pesquisa se originou a partir do seguinte questionamento: como que os profissionais da educação percebem os desafios e as possibilidades de se lidar com crianças com TEA na escola? No intuito de responder a esse questionamento, teve-se como objetivo central: compreender as concepções docentes acerca dos desafios e possibilidades das crianças com TEA na escola. E enquanto objetivos específicos: perceber como se dá o acompanhamento de um profissional especializado no ambiente escolar direcionado às crianças com TEA; discutir sobre o papel das relações e interações sociais para o desenvolvimento de crianças com autismo e investigar a perspectiva docente sobre como ocorre a inclusão de alunos com TEA na sala de aula. O percurso metodológico se deu com uma pesquisa de campo de caráter exploratório e descritivo e de natureza qualitativa, onde foi aplicado uma entrevista semiestruturada a uma professora da educação básica (anos iniciais) e a uma profissional que atende no Atendimento Educacional Especializado. Ambas profissionais oriundas de uma escola pública de caráter municipal da cidade de Cajazeiras/PB. Para analisar e tratar os dados, utilizou-se a abordagem de análise de conteúdo de Bardin (2014). Os resultados dessa investigação apontaram para alguns desafios e para a promoção da inclusão das crianças com TEA, tais como a falta de monitores para acompanhar o desenvolvimento de crianças com um grau de necessidade moderado e/ou alto, além da falta de comunicação e companheirismo entre as instâncias da sala de aula regular e a da sala de AEE. Contudo, também foram destacadas algumas possibilidades para realização desse trabalho de forma mais inclusiva, como, por exemplo, feedbacks e parceria entre a sala de aula regular e o AEE, bem como a garantia de monitores capacitados para auxiliar no acompanhamento das crianças com TEA. Sendo assim, apesar de grandes avanços na legislação referente aos direitos das pessoas com deficiência, ainda existem percalços a serem superados para que o paradigma da inclusão se instaure efetivamente nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePerspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola.pt_BR
dc.date.issued2023-10-26-
dc.description.abstractThe present monograph addresses issues related to the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the educational context and how Specialized Educational Assistance (SEA) occurs and what its implications are for the development of these children. Inclusion is the practice of ensuring that all students fully participate in education, regardless of their differences. Specialized Educational Assistance is a supplementary support for students with special needs, offering specific resources and strategies to better meet their educational needs. Both aim for equal opportunities in school. In light of this, the present research originated from the following question: how do education professionals perceive the challenges and possibilities of working with children with ASD in school? In order to answer this question, the main objective was to understand teachers' conceptions regarding the challenges and possibilities for children with ASD in school. The specific objectives were: to understand how the support of a specialized professional in the school environment for children with ASD is provided, to discuss the role of social relationships and interactions in the development of children with autism, and to investigate the teachers' perspective on the inclusion of students with ASD in the classroom. The methodological approach involved an exploratory and descriptive qualitative field research, where a semi- structured interview was conducted with a primary education teacher (early years) and a professional working in Specialized Educational Assistance. Both professionals were from a public municipal school in the city of Cajazeiras/PB. To analyze and process the data, Bardin's content analysis approach (2014) was used. The results of this investigation pointed to some challenges and the promotion of the inclusion of children with ASD, such as the lack of monitors to support the development of children with moderate and/or high levels of need, as well as a lack of communication and collaboration between the regular classroom and the SEA classroom. However, some possibilities for a more inclusive approach were also highlighted, such as feedback and collaboration between the regular classroom and SEA, as well as ensuring trained monitors to assist in the support of children with ASD. Therefore, despite significant advances in legislation regarding the rights of people with disabilities, there are still obstacles to be overcome for the paradigm of inclusion to be effectively established in schools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37363-
dc.date.accessioned2024-08-19T14:38:04Z-
dc.date.available2024-08-19-
dc.date.available2024-08-19T14:38:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCrianças com TEApt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.subjectSpecialized educational servicept_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChildren with ASDpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Natália Jacobino de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching perspectives on the challenges and possibilities of children with ASD at school.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Natália Jacobino de. Perspectivas docentes acerca dos desafios e possibilidades de crianças com TEA na escola. 2023. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores,Universidade de Campina Grande , Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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MARIA NATÁLIA JACOBINO DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2023.pdfMaria Natália Jacobino de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2023. 866.39 kBAdobe PDFView/Open


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