Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37368
Title: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: Algumas reflexões sobre o núcleo de acessibilidade e inclusão (NAI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Other Titles: The inclusion of people with disabilities in higher education: Some reflections on the accessibility and inclusion center (NAI) at the Federal University of Campina Grande (UFCG).
???metadata.dc.creator???: NUNES, Ana Carla De Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: EIDAM, Vanessa.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
Keywords: Inclusão;Educação;Desenvolvimento;Deficiência;Necessidades;Inclusion;Education;Development;Disability;Needs
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NUNES, Ana Carla De Almeida. A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior: Algumas reflexões sobre o núcleo de acessibilidade e inclusão (NAI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 87fl. 2018. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37368
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho de conclusão de curso desenvolve um estudo acerca da inclusão social de pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou intelectual; transtornos globais do desenvolvimento; e altas habilidades-superdotação que acessam o ensino superior, mais especificamente na Universidade Federal de Campina Grande. O tema emergiu diante da pequena parcela de alunos deficientes participantes do ensino superior, como também, da dificuldade de conclusão dos cursos relatado na assistência estudantil do campus Pombal durante o período de estágio supervisionado. As reflexões apresentadas são fundamentadas de acordo com a pesquisa realizada no Núcleo de Acessibilidade a Inclusão (NAI) com sede no campus de Campina Grande. Desta forma, buscamos avaliar a situação da demanda de deficientes na UFCG, analisando os esforços inclusivos direcionados pela instituição no alto de suas atribuições e responsabilidades. Primeiramente, as ideias foram amplificadas sendo efetuado um resgate histórico a respeito das bases estruturantes de nossa educação como direito social, pontuadas desde a chegada dos portugueses ao Brasil com a educação jesuíta implementada, permeando os principais momentos históricos de instauração e promoção das bases legais de sustentação e gerência da educação brasileira da atualidade, como a Lei das Diretrizes e Bases, e a Política Nacional de Educação, e a Política Nacional de Educação Especial. Este trabalho busca influenciar positivamente o processo democrático de inserção dos alunos deficientes ao ensino público superior de qualidade, debatendo as medidas necessárias de implementação para ingresso e permanência dos alunos de acordo com suas necessidades especiais. A pesquisa foi realizada por meio da coleta de informações desenvolvida a partir de questionário aplicado diretamente com a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade a Inclusão com sede em Campina Grande, e posteriormente com a responsável pela administração da extensão no NAI alocado no campus de Cajazeiras.
Abstract: The present work of course completion develops a study about the social inclusion of people with physical, sensorial, mental or intellectual disability; global developmental disorders; and high-gifted skills that access higher education, specifically at the Federal University of Campina Grande. The theme emerged in view of the small number of disabled students participating in higher education, as well as the difficulty of completing the courses reported in the student assistance of the Pombal campus during the period of supervised training. The reflections presented are based on the research carried out at the Accessibility to Inclusion Center (NAI) based at Campina Grande Campus. In this way, we seek to evaluate the situation of the disability demand in the UFCG, analyzing the inclusive efforts directed by the institution to the top of its attributions and responsibilities. First, the ideas were amplified and a historical rescue was made regarding the structuring bases of our education as a social right, punctuated from the arrival of the Portuguese to Brazil with the Jesuit education implemented, permeating the main historical moments of establishment and promotion of the legal bases of support and management of current Brazilian education, such as the Law of Guidelines and Bases, and the National Education Policy. This work seeks to positively influence the democratic process of insertion of disabled students into quality public higher education, discussing the necessary measures of implementation for admission and stay of students according to their special needs. The research was done through the collection of information developed from a questionnaire applied directly with the Coordinator of the Accessibility Core to Inclusion with headquarters in Campina Grande, and later with the person in charge of administering the extension in NAI allocated in the campus of Cajazeiras.
Keywords: Inclusão
Educação
Desenvolvimento
Deficiência
Necessidades
Inclusion
Education
Development
Disability
Needs
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37368
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CARLA DE ALMEIDA NUNES - TCC Serviço Social CCJS 2018.pdfAna Carla De Almeida Nunes - TCC Serviço Social CCJS 2018850.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.