Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37398
Title: Explorando conceitos de relatividade restrita através da arte.
Other Titles: Exploring concepts of special relativity through art.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, José Bruno Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Wagner Cavalcanti.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Aércio Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVEIRA, Alessandro Frederico da.
Keywords: Física – Estudo e Ensino;Ensino Médio – Ensino de Física;Relatividade Restrita – Arte;Physics – Study and Teaching;High School – Physics Teaching;Restricted Relativity – Art
Issue Date: 5-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, José Bruno Marques. Explorando conceitos de relatividade restrita através da arte. 38 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37398
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho aborda a integração de pinturas como recursos didáticos para facilitar a compreensão dos conceitos de Física Moderna pelos alunos do Ensino Médio. A pesquisa tem caráter qualitativo e sua natureza baseia-se na Pesquisa Baseada em Design (PBD) e investiga de que forma essa abordagem interdisciplinar pode impactar o processo de ensino-aprendizagem, especialmente em um contexto de mudanças na educação básica. A partir de uma revisão de literatura e fundamentação teórica, são discutidas as relações entre ciência e arte ao longo dos anos, bem como as transformações nas concepções de espaço e tempo na Física do Século XX. A metodologia inclui o desenvolvimento de aulas com a utilização de pinturas e a análise dos resultados obtidos, com destaque para a comparação entre turmas que receberam ou não os estímulos visuais. Os resultados e discussões apontam para uma melhora na compreensão dos conceitos de relatividade restrita pelos alunos que tiveram contato com as pinturas. A pesquisa destaca a importância da interdisciplinaridade e da inovação no ensino de Física, especialmente diante dos desafios atuais na área educacional.
Abstract: This study addresses the integration of paintings as didactic resources to e-nhance the understanding of Modern Physics concepts among high school students. The research is qualitative in nature and is based on Design-Based Research (DBR), investigating how this interdisciplinary approach can impact the teaching-learning process, particularly in the context of changes in basic education. Through a literature review and theoretical framework, the relation-ships between science and art over the years are discussed, along with the transformations in conceptions of space and time in 20th-century Physics. The methodology involves developing classes using paintings and analyzing the results, with a focus on comparing groups that did or did not receive visual stimuli. The results and discussions indicate an improvement in the comprehension of special relativity concepts by students exposed to the paintings. The research emphasizes the significance of interdisciplinarity and innovation in Physics education, especially given the current challenges in the educational field.
Keywords: Física – Estudo e Ensino
Ensino Médio – Ensino de Física
Relatividade Restrita – Arte
Physics – Study and Teaching
High School – Physics Teaching
Restricted Relativity – Art
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
Física
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37398
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Física - CCT - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ BRUNO MARQUES FERREIRA-MONOGRAFIA-CCT-FÍSICA (2024).pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.