Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, G. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277733530416095pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Taciana Lima.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, T. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1669470706106346pt_BR
dc.contributor.referee1PANET, Miriam de Farias.
dc.contributor.referee1IDPANET, M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5425360948252283pt_BR
dc.contributor.referee2SILVEIRA. , Rodolpho Nóbrega da.
dc.contributor.referee2IDSILVEIRA, R. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3249771969944510pt_BR
dc.description.resumoReconhecendo a importância da arquitetura escolar e pontuando soluções de como os projetos padrões podem conciliar a humanização do ambiente escolar com o potencial de replicabilidade, este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de propor a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um edifício escolar, situado no bairro do Aluízio Campos, em Campina Grande-PB. Destacando a aplicabilidade de estratégias que viabilizem a otimização e racionali-dade construtiva, enfatizando a flexibilidade arquitetônica e a humanização espacial. Para isso, o desenvolvimento da proposta se apoia em pesquisa documental e bibliográfica, com o intuito de realizar uma breve análise e contextualização a respeito da arquitetura escolar com ênfase nos projetos padrões, e a partir disso, se dispõe a realizar uma proposta de projeto modelo que se contrapõe às problemáticas encontradas nos estudos realizados. Diante disso, a proposta final alcançou os objetivos que haviam sido estabelecidos, através da proposta de um edifício escolar que traz resolução aos os pontos que foram levados ao decorrer do processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.titleO quebra cabeça tridimensional da aprendizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG.pt_BR
dc.date.issued2023-12-05
dc.description.abstractRecognizing the importance of school architecture and highlighting solutions for how standard projects can reconcile the humanization of the school environment with the potential for replicability, this final course work aims to propose the elaboration of an architectural preliminary design for a school building, located in the Aluízio Campos neighborhood, in Campina Grande-PB. Highlighting the applicability of strategies that enable optimization and constructive rationality, emphasizing architectural flexibility and spatial humanization. To this end, the development of the proposal is based on do-cumentary and bibliographical research, with the aim of carrying out a brief analysis and contextualization regarding school architecture with an emphasis on standard projects, and from this, it is prepared to carry out a proposal for a model project that counters the problems found in the studies carried out. In view of this, the final proposal achieved the objectives that had been established, through the proposal of a school building that brings resolution to the points that were raised during the process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405
dc.date.accessioned2024-08-20T15:40:01Z
dc.date.available2024-08-20
dc.date.available2024-08-20T15:40:01Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectProjeto de Arquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectNeuroarquiteturapt_BR
dc.subjectArquitetura Modularpt_BR
dc.subjectRacionalidade Construtivapt_BR
dc.subjectSchool Architecturept_BR
dc.subjectSchool Architecture Projectpt_BR
dc.subjectNeuroarchitecturept_BR
dc.subjectModular Architecturept_BR
dc.subjectConstructive Rationalitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Grace Cristina Augusto dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe three-dimensional puzzle of learning: preliminary architectural design of a school unit in the Aluízio Campos neighborhood – CG.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Grace Cristina Augusto dos. O quebra cabeça tridimensional da apren-dizagem: anteprojeto arquitetônico de uma unidade escolar no bairro Aluízio Campos – CG. 204 f. Monografia (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37405pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo - CTRN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRACE CRISTINA AUGUSTO DOS SANTOS-MONOGRAFIA-CTRN-ARQUITETURA E URBANISMO (2023).pdf28.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.