Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, G. M. O.pt_BR
dc.contributor.referee1JÁCOME, Palloma Maria Gomes.-
dc.contributor.referee1IDJÁCOME, P. M. G.pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Juliana e Silva de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.description.resumoA evasão discente nas instituições de ensino superior torna-se cada vez mais frequente e esse problema exige reflexões sobre suas origens e a busca de soluções mais eficazes para evita-lo, uma vez que acarreta danos de natureza social e econômica não só ao indivíduo evadido, mas também a instituição de ensino. Nesse contexto, tivemos como objetivo analisar os condicionantes para o processo de evasão do ensino superior no curso de Serviço Social da UFCG. O estudo contou a revisão bibliográfica de autores que tecem análises sobre o tema e serviu de suporte para a investigação requerida, bem como dispôs da análise de documentos que institucionalizam a assistência estudantil no Brasil. A pesquisa empírica foi realizada com estudantes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Campina Grande Campus de Sousa, através da aplicação de questionário. Identificamos que a maioria dos alunos da instituição em questão é advinda de outras cidades, de modo que muitos deles possuem dificuldades no que diz respeito à moradia, a problemas financeiros, a locomoção na cidade, entre outros problemas, questões que geralmente os programas de assistência estudantil da instituição referida não abarcam. A luta pela ampliação da educação pública em todos os níveis está associada à luta por medidas que garantam a permanência dos estudantes no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleA evasão no ensino superior: tendências atuais no contexto de precarização da política de assistência estudantil.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe student dropout in higher education institutions is becoming more frequent and this problem requires reflection on its origins and the search for more effective solutions to avoid it, since it entails damages of a social and economic nature not only to the individual who has escaped , But also the educational institution. In this context, we had as objective to analyze the conditions for the process of avoidance of higher education in the course of Social Service of the UFCG. The survey was conducted with students of Social Work course at the Federal University of Campina Grande Campus de Sousa, through a questionnaire with seventeen questions from closed questions and multiple choice, documentary research and literature of authors who weave analysis on the topic served as support for the required research. The target audience for conducting the survey in the course of Social Service was twenty-six students enrolled by the end of the second half of 2014.2, divided into three classes. Most of the students are women (92%), single / as (69%), with varying age (16 years to over 40 years) and live with their parents (65%). It is noticed that a large percentage of students of the institution in question is arising in other cities, so that many of them may have difficulties with regard to housing, the financial problems, the mobility in the city, among other problems. The struggle for the expansion of public education at all levels is associated with the struggle for measures to ensure the permanence of students in higher education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37407-
dc.date.accessioned2024-08-20T16:43:51Z-
dc.date.available2024-08-20-
dc.date.available2024-08-20T16:43:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectStudent Assistancept_BR
dc.subjectSocial Servicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Fernanda Nobre de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEvasion in higher education: current trends in the context of precarious student assistance policy.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Fernanda Nobre de. A evasão no ensino superior: tendências atuais no contexto de precarização da política de assistência estudantil. 71fl. 2017. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37407pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA NOBRE DE LIMA - TCC Serviço Social CCJS 2017.pdfFernanda Nobre de Lima - TCC Serviço Social CCJS 2017774.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.