Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37409
Title: A precarização da educação superior no Brasil: a emersão do curso de Serviço Social no município de Sousa- PB.
Other Titles: The precariousness of higher education in Brazil: the emergence of the Social Service course in the municipality of Sousa- PB.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Fernanda Valentim.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Tatiana Raulino.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FRANÇA JUNIOR, Reginaldo Pereira.
Keywords: Educação;Interiorização;Precarização. Serviço Social;Education;Internalization;Precariousness. Social Service
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Fernanda Valentim. A precarização da educação superior no Brasil: a emersão do curso de Serviço Social no município de Sousa- PB. 125fl. 2017. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37409
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia resulta de uma pesquisa realiza em torno do tema da expansão/ampliação da educação superior no Brasil, como também do processo de interiorização das universidades públicas federais e como essa expansão proporcionou a criação do curso de Serviço Social na cidade de Sousa, Alto Sertão da Paraíba/PB, que se deu especialmente durante o governo do PT, nos anos 2000. Partimos da premissa que o processo de Reforma e contrarreforma do Estado e da educação superior atingiu de modo direto as universidades públicas, dando um caráter mais privatista a educação superior, uma vez que tratou com primazia, ao longo das últimas décadas, uma formação acadêmica baseada no aumento de vagas nas instituições privadas, promovendo a mercantilização do ensino, deixando a desejar no tripé básico da educação que é ensino, pesquisa e extensão. Desse modo, a expansão\ampliação do acesso ao ensino superior foi promovida pelo aumento da inserção de alunos\alunas em cursos superiores, na contraposição essa expansão não veio associada aos mecanismos precípuos para que a educação superior viesse a ser ofertada com qualidade. Está monografia tem por objetivo: Analisar o processo de precarização da educação superior no Brasil, identificando possível interface da emersão do curso de Serviço Social no município de Sousa do Alto Sertão Paraibano; Investigar o processo de ampliação das Universidades Federais e dos Institutos de Formação Privada na lógica de mercantilização da educação brasileira e a possível articulação com a implantação do curso de Serviço Social no Alto Sertão Paraibano; Analisar, dentro da lógica de ampliação da educação superior no país, a emersão do curso de Serviço Social no município de Sousa no Alto Sertão Paraibano. Além trazer algumas reflexões acerca da importância do processo da interiozação das IES públicas federais para inserção dos filhos\filhas da classe trabalhadora no ensino superior. Para isso, realizamos um estudo bibliográfico e documental referente às temáticas das políticas educacionais no período ditatorial, sobre neoliberalismo, Reforma e contrarreforma do Estado e do ensino superior, do governo do PT, como também das legislações vigentes referentes às propostas governamentais para a educação brasileira. Realizamos a aplicação de um questionário a fim de traçar o perfil dos alunos e além de entrevistas gravadas e semi-estruturadas. Assim, podemos compreender que o processo de expansão do ensino superior, da maneira que está sendo conduzido, ocasiona em uma precarização e desvalorização do ensino superior público, donde iremos ter a promoção do ensino à distância que vêm ganhando cada dia mais espaço e de modo que não está sendo garantindo um ensino público, totalmente gratuito, laico, de qualidade e socialmente referenciado.
Abstract: The present monograph results from a research carried out around the topic of expansion of Higher Education in Brazil, as well as the process of internalization of federal public universities and how this expansion provided the creation of the Social Work course in the city of Sousa (Alto Sertão of Paraiba/PB), which occurred especially during the PT´s government in the 2000s. We start from the premise that the process of reform and counter-reform of the State and Higher Education directly affected public universities, giving a more privatizing character to Higher Education, once treated how priority, over the past decades, an academic training based on the increase in vacancies in private institutions, promoting the education’s commodification, leaving it to be not fully satisfying in the basic education’s tripod, that is teaching, research and extension. This way, the expansion of access to higher education was promoted by the increase in the enrollment of students in higher education; in contrast, this expansion was not associated with the prevailing mechanisms for this education to be offered with quality. Thins monograph has for object: To analyze the process of precarization of higher education in Brazil, identifying possible interface of the Social Work course in the municipality of Sousa in Alto Sertão of Paraiba; To investigate the process of expansion of the Federal Universities and Private Training Institutes in the logic of commercialization of Brazilian education and the possible articulation with the implementation of the Social Service course in the Upper Sertão Paraibano; Analyze, within the logic of expanding higher education in the country, the emergence of the Social Service course in the municipality of Sousa in Alto Sertão Paraibano; Analyze, within the logic of expanding higher education in the country, the emergence of the Social Service course in the municipality of Sousa in Alto Sertão Paraibano. In addition, some reflections on the importance of the process of the interiozation of federal public HEIs for the insertion of working class children in higher education. In order to do this, we carried out a bibliographic and documentary study on educational policies in the dictatorial period, on neoliberalism, Reform and counterreformation of the State and higher education, of the PT government, as well as on the current legislation regarding governmental proposals for Brazilian education . We carried out the application of a questionnaire in order to trace the profile of the students and in addition to recorded and semi-structured interviews. Thus, we can understand that the expansion process of higher education, in the way that is being conducted, leads to a precariousness and devaluation of public higher education, where we will have the promotion of distance learning that have been gaining more and more space every day. Which is not guaranteeing a public education, totally free, secular, quality and socially referenced.
Keywords: Educação
Interiorização
Precarização. Serviço Social
Education
Internalization
Precariousness. Social Service
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37409
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDA VALENTIM DANTAS - TCC Serviço Social CCJS 2017.pdfFernanda Valentim Dantas - TCC Serviço Social CCJS 20171.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.