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Title: Levantamento dos registros de marcas de cervejas artesanais produzidas na Paraíba: comparativo com a realidade nacional e regional, entre os anos de 2000 a 2022.
Other Titles: Survey of registrations of craft beer brands produced in Paraíba: comparison with the national and regional reality, between the years 2000 to 2022.
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Angelo Justino.
BARROS, Aldre Jorge Morais.
RIBEIRO, George do Nascimento.
Keywords: Cerveja artesanal;Propriedade intelectual;Marca;Paraíba - cervejas artesanais;Direito de propriedade;Craft beer;Intellectual property;Brand;Paraíba - craft beers;Property rights
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Angelo Justino; BARROS, Aldre Jorge Morais; RIBEIRO, George do Nascimento. Levantamento dos registros de marcas de cervejas artesanais produzidas na Paraíba: comparativo com a realidade nacional e regional, entre os anos de 2000 a 2022. Revista Fisio&Terapia, v. 28, p. 1-25, 2024. ISSN: 1678-0817. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37414
???metadata.dc.description.resumo???: Em um cenário contendo uma economia cada vez mais dinâmica e globalizada, a Marca é um importante instrumento para induzir a aquisição de um produto e/ou serviço. É através de uma Marca que o consumidor pode distinguir um produto e/ou serviço que deseja optar no ato de sua escolha, in|uenciando no seu nível de necessidade, desejo e satisfação. Este artigo realiza um levantamento sobre os registros de Marcas de Cervejas Artesanais ou Caseiras produzidas no Estado da Paraíba, apresentando uma análise quantitativa e um comparativo da posição desse Estado no cenário nacional e na região Nordeste, através de informações coletadas junto ao banco de dados da ABRACERVA – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (2017) e a AcervA Paraibana – Associação dos Cervejeiros Artesanais da Paraíba, juntamente com o Anuário da Cerveja, levantamento anual produzido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA do Governo Federal, entre os anos de 2000 a 2022, cruzando com os registros de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Ao longo da pesquisa observase a existência de cervejarias artesanais não registradas no MAPA, sendo caracterizadas como cervejarias “ciganas”, também denominadas de cervejarias caseiras, mas que possuem registro de marcas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI. Diante da coleta de informações foi identi{cado que o Estado da Paraíba se encontra na 18ª posição no ranking nacional, tendo uma colocação também modesta quando analisado no âmbito regional, se colocando na 6ª posição, atrás de Estados economicamente mais fortes como Bahia, Ceará e Pernambuco, porém também atrás dos Estados do Rio Grande do Norte e Maranhão. Na análise foram encontradas as cervejarias artesanais no território paraibano, destacando-se as cidades de João Pessoa e Campina Grande, com a maior concentração de produtores de cervejas artesanais no Estado, no entanto, há registros de cervejeiros artesanais nas regiões do Brejo e Sertão Paraibano.
Abstract: In a scenario containing an increasingly dynamic and globalized economy, the Brand is an important instrument to induce the acquisition of a product and/or service. It is through a Brand that the consumer can distinguish a product and/or service that they wish to opt for when choosing, in|uencing their level of need, desire and satisfaction. This article carries out a survey on the records of Craft or Homemade Beer Brands produced in the State of Paraíba, presenting a quantitative analysis and a comparison of the position of this State on the national scene and in the Northeast region, through information collected from the database of the ABRACERVA – Brazilian Craft Beer Association (2017) and AcervA Paraibana – Association of Craft Brewers of Paraíba, together with the Beer Yearbook, an annual survey produced by the Ministry of Agriculture, Livestock and Supply – MAPA of the Federal Government, between the years of 2000 to 2022, crossing with the trademark registrations of the National Institute of Industrial Property – INPI. Throughout the research, it was observed the existence of craft breweries not registered with MAPA, being characterized as “gypsy” breweries, also called home breweries, but which have trademark registration at the National Institute of Intellectual Property – INPI. Through the collection of information, it was identi{ed that the State of Paraíba is in 18th position in the national ranking, also having a modest position when analyzed at the regional level, placing itself in 6th position, behind economically stronger states such as Bahia, Ceará and Pernambuco, but also behind the states of Rio Grande do Norte and Maranhão. In the analysis, craft breweries were found in the territory of Paraíba, highlighting the cities of João Pessoa and Campina Grande, with the highest concentration of craft beer producers in the State, however, there are records of craft brewers in the regions of Brejo and Sertão Paraibano.
Keywords: Cerveja artesanal
Propriedade intelectual
Marca
Paraíba - cervejas artesanais
Direito de propriedade
Craft beer
Intellectual property
Brand
Paraíba - craft beers
Property rights
???metadata.dc.subject.cnpq???: Direito.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37414
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