Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37418
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, L. G. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9497777845392052pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, G. M. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844914216738833pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, C. M. O. S.pt_BR
dc.contributor.referee2GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro.-
dc.contributor.referee2IDGUIMARÃES, M. C. R.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito discutir o processo de graduação em Serviço Social na modalidade à distância e seus impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB. A pesquisa em questão fundamentalmente de caráter qualitativo, calcada no materialismo histórico dialético, disponibilizou de revisão bibliográfica dos autores que discutem a temática, bem como de análise documental dos instrumentos que materializam a educação superior brasileira à distância e as produções das entidades representativas da categoria de assistentes sociais que abordam criticamente a problemática estudada. Realizamos produção de dados empíricos junto a uma tutora e a 08 (oito) profissionais formadas na modalidade à distância, tendo como instrumento de coleta o questionário. Os resultados permitiram identificar a inoperância das Diretrizes curriculares de 1996 nos cursos de Serviço Social ofertados nos polos de ensino à distância da UNOPAR e UNITINS, localizados na Cidade de Sousa/PB, tendo em vista a ausência de aspectos fundamentais à formação profissional dos/as assistentes sociais como: atividades relativas à pesquisa e extensão, movimentos estudantis, representação em orgãos colegiados, estágio obrigatório em consonância com a PNE, fragilidade dos conteúdos ministrados etc. Dessa forma, a pesquisa revelou a fragilidade da formação profissional das assistentes sociais graduadas nos polos de ensino supracitados, em decorrência do caráter paliativo, precarizado e aligeirado que assume o ensino não presencial. Em suma, verifica-se a incompatibilidade entre graduação à distância e Serviço Social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleGRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThe present work has the purpose of discussing the graduation process in Social Work in the distance modality and its impacts on the professional formation of the social workers of the municipality of Sousa / PB. The research in question of a qualitative nature, based on dialectical historical materialism, provided a bibliographical review of the authors who discuss the subject, as well as a documentary analysis of the instruments that materialize Brazilian higher education at a distance and the productions of the entities representative of the category of Social assistants who critically approach the problem studied. We produced empirical data with a tutor and 08 (eight) professionals trained in the distance modality, with the questionnaire as the instrument of collection. The results allowed the identification of the non-functioning of the 1996 Curricular Guidelines in the Social Service courses offered at the distance learning centers of UNOPAR and UNITINS, located in the city of Sousa / PB, in view of the absence of fundamental aspects to the professional training of social workers Such as: activities related to research and extension, student movements, representation in collegiate bodies, compulsory internship in accordance with PNE, fragility of the content taught, etc. In this way, the research revealed the fragility of the professional training of social workers graduated in the aforementioned poles of education, due to the palliative, precarious and lightening nature of non-face-to-face teaching. In short, there is the incompatibility between distance graduation and Social Work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37418-
dc.date.accessioned2024-08-20T18:37:55Z-
dc.date.available2024-08-20-
dc.date.available2024-08-20T18:37:55Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectSocial Servicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Liliane Gomes de Abrantes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGRADUATION IN SOCIAL SERVICE IN DISTANCE MODAL: impacts on the professional training of social workers in the municipality of Sousa/PB.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Liliane Gomes de Abrantes. GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA: impactos na formação profissional dos/as assistentes sociais do município de Sousa/PB. 130fl. 2017. - Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37418pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIANE GOMES DE ABRANTES ANDRADE - TCC Serviço Social CCJS 2017.pdfLiliane Gomes de Abrantes Andrade - TCC Serviço Social CCJS 2017690.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.